Uma ação conjunta entre as secretarias de Assistência Social (Semas), Segurança Pública (Semsep) e a Polícia Militar resultou na abordagem de 14 pessoas em situação de rua em Sorriso, na noite da última quinta-feira (5). Durante a mobilização, que percorreu pontos estratégicos da cidade, quatro pessoas aceitaram a oferta de acolhimento e foram encaminhadas para a casa de passagem, buscando uma oportunidade de reintegração social e saída da vulnerabilidade.
O roteiro das equipes incluiu locais com histórico de aglomeração, como o Terminal Rodoviário — ponto com maior incidência de atendimentos —, a Rua Tangará, a Avenida Brasil e praças centrais como a das Fontes e a da Juventude.
Além das orientações sobre a rede socioassistencial, um dos abordados necessitou de cuidados médicos imediatos e foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros. A coordenação do Creas enfatiza que, embora o atendimento seja ofertado a todos, a aceitação para o acolhimento deve ser estritamente voluntária, respeitando a autonomia individual.
A estrutura de apoio do Creas oferece mais do que apenas abrigo temporário; a unidade articula o acesso ao mercado de trabalho, o resgate de vínculos familiares e, quando necessário, o encaminhamento para tratamento de dependência química. Para fortalecer essa política pública, a prefeitura orienta a população a não dar esmolas, mas sim acionar o serviço de Abordagem Social para que profissionais qualificados possam intervir de forma técnica e humanizada.
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.