No primeiro semestre do ano, o setor de agricultura familiar, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sinop, registrou 300 atendimentos a pequenos produtores rurais da cidade. Os serviços oferecidos são diversos, como o suporte médico veterinário, de engenharia agrônoma e técnico agrícola.
De acordo com o secretário da pasta, Klayton Gonçalves, a assistência técnica é o fomento agropecuário que os pequenos produtores precisam. “Ela é fornecida totalmente gratuita e atende toda a cidade. São serviços importantes para o setor agrícola familiar e ajuda na economia”, afirma o secretário.
O pequeno produtor rural, Santino Feitosa, que possui uma propriedade na Estância Rosana, afirma que o suporte da equipe de assistência do município ajuda muito a conduzir e conhecer melhor a produção. “A visita da equipe é sempre ótima. Eu estava precisando de ajuda com as minhas plantas para entender o que estava acontecendo com elas”, explica Santino ao destacar que “o caju brota, mas seca as folhas, já a goiaba dá muito bicho e não quer desenvolver”.
A orientação para o Santino veio logo em seguida. “O pessoal me disse que eu tenho que fazer uma poda boa, fazer uma boa limpeza e adubar bem. Ela [engenheira agrônoma] me falou que as plantas estão muito juntas e precisam de mais espaço”, explica. O produtor produz alimento somente para o consumo da família.
O pequeno produtor também recebeu o suporte veterinário para os animais da propriedade com a vacinação e consulta. “A veterinária ajudou muito, eu estava com a minha égua doente e ela atendeu a gente, passou o remédio e a égua sarou. Ela veio mais vezes aqui para ver os animais e vacinar o gado”, afirma.
Elson Fernando da Silva, pequeno produtor de leite no Reassentamento São Judas Tadeu, recebeu o atendimento da assistência veterinária para auxiliar no processo de cuidado com os animais. “É muito bom, esses dias ela passou para ver como que estava aqui e isso é muito importante para nós”, afirma Élcio ao falar sobre a atenção e atendimento da equipe.
O pequeno produtor se prepara para começar uma horta e aumentar a renda da família. “Quiabo, abobrinha, abacaxi, essas são algumas que vamos começar a cuidar agora”, explica Elson ao destacar que o suporte da assistência agrícola foi essencial para ajudar no aproveitamento do solo e das cultivares plantadas.
A garantia do fortalecimento da agricultura familiar, foi o tema principal durante a agenda da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sinop, em Cuiabá, no último dia 21. Na reunião, com o secretário Estadual de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF), Silvano Amaral, projetos que fomentam a piscicultura, o melhoramento genético do bovino de leite, a agricultura hidropônica, o banco de calcário, apicultura e muitos outros foram debatidos.
O suporte da assistência agrícola e veterinária da SEDEC é oferecido para pequenos produtores rurais da cidade com o objetivo de auxiliar o pequeno produtor com as demandas da propriedade. A orientação quanto a amostragem de solo, recomendação de adubação, controle de pragas e doenças, manejo geral das culturas, atendimento clínico de demandas como: mochar bezerros, castração de bovinos machos, diagnóstico de gestação por palpação retal, vacinação do rebanho, orientação para nutrição animal, entre outros são oferecidos gratuitamente.