Depois de ter sido cancelada, a eleição para conselheiros tutelares de Várzea Grande, região metropolitana, foi marcada para o próximo domingo (20). As eleições foram canceladas no último domingo (6), por falhas nas urnas eletrônicas e confusão com os eleitores que não podiam votar.
Os eleitores que não estão em situação regular com a Justiça Eleitoral não poderão votar.
Várzea Grande teve 54 mil eleitores com seus títulos anulados por falta de recadastramento ou de biometria.
A população vai escolher representantes para ocupar 15 cargos de conselheiros tutelares e 15 suplentes no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. Ao todo, são 144 candidatos.
De acordo com a Prefeitura de Várzea Grande, a primeira eleição foi suspensa em comum acordo entre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Ministério Público após inconsistências em dados em informações de eleitores aptos a votarem, além dos locais de votação.
Os participantes que se em 15 de julho passado, mesmo tendo regularizado a situação com a Justiça Eleitoral, não poderão votar.
Houve ampliação dos locais de votação, de seis para 14 pontos. Também houve aumento no número de urnas eletrônicas. Na primeira vez foram 39 e agora serão utilizadas 73 urnas.
Os eleitos vão tomar posse no dia 10 de janeiro de 2020.