Ha mais de 106 dias não chove em Lucas do Rio Verde-MT. O tempo seco, com temperaturas altas e umidade relativa do ar baixa, a população consome um volume maior de água.
De acordo com dados revelados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) desde maio houve aumento considerável no consumo de água no município, em torno de 25% a mais da demanda se comparado a outros períodos.
Somado as novas ligações de água, em torno de 5 mil nos últimos anos, e a não construção de novos reservatórios, têm feito com que o sistema de distribuição trabalhe em seu limite máximo, e, em alguns momentos do dia ocorre falta de água em alguns pontos da cidade. “Ou seja, nós estamos operando na capacidade limite de produção dos nossos reservatórios e dos nossos poços. Tem poços, por exemplo, que estão trabalhando a mais de 20 dias 24 horas para colocar água nos reservatórios”, comentou o diretor do SAAE, João Pagotto.
Ainda de acordo com Pagotto, os bairros Parque das Emas, Jaime Seitti Fujji e Veneza são os que mais sentem a falha na distribuição de água.
“O alto consumo de água em alguns períodos do dia, diminui a pressão e a água não chega a seu destino na forma como chegava há alguns anos atrás. O Saae está empenhado em oferecer o melhor para toda nossa população, porém, devido ao alto consumo que esta havendo, e o período de calor que estamos vivenciando, influenciam na distribuição de água”, afirmou.
Para diminuir os riscos de abastecimento de água, o SAAE está providenciando a construção de dois novos reservatórios, sendo um no bairro Jardim Imperial e outro no Parque das Emas.
“O que pedimos para a população, é que se puder, façam economia de água, que com certeza estará ajudando as famílias que estão tendo problemas na distribuição”, finalizou Pagotto.