A dificuldade enfrentada pelos produtores rurais mato-grossenses com o armazenamento da safra de grãos é um dos temas do Simpósio Técnico que será realizado nos próximos dias em Mato Grosso. O evento, que entra em sua terceira edição, é realizado pela Aprosoja-MT e acontece nos dias 10 e 11 deste mês em Cuiabá.
Além do armazenamento, outros temas que são encarados como desafios, serão tratados no encontro, cujo tema é ‘Anomalia da soja e infraestrutura’. Segundo a organização, serão abordados os principais gargalos para o produtor.
Nos últimos anos, com o aumento da safra de soja e milho, tem ficado evidente a necessidade de investimentos na construção de unidades para recebimento da safra. Neste ano, já foram produzidas 45 milhões de toneladas de soja. A perspectiva é que serão produzidas 50 milhões toneladas de milho, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Segundo dados, a capacidade de armazenagem é de apenas 46 milhões de toneladas, muito abaixo da estimativa de produção, superior a 95 toneladas de grãos.
Outros desafios encarados diariamente pelo setor produtivo são ligados ao escoamento da produção.