Sábado de manhã. Marielza Egídia da Silva sai do bairro Pedra 90 ainda de madrugadinha e se dirige à Clínica Oncomed, na região central de Cuiabá. O motivo: cuidar da própria saúde. Ela é uma das mulheres que se inscreveram para participar do Mutirão Oncomed. A programação, realizada neste sábado (08), encerra a primeira semana de atividades do Outubro Rosa na Clínica. A disponibilização de consultas médicas e exames de imagem, como mamografia e ultrassonografia, tem o objetivo de proporcionar acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama.
“Estou fazendo um tratamento para cisto no ovário e fiquei sabendo do mutirão. Fiz minha inscrição e já fiquei na ansiedade. Saí de casa cedinho pra garantir, passei pela consulta e agora estou aguardando a mamografia. É muito importante cuidar da saúde, ainda mais nós mulheres que quase não temos tempo pra nada”, conta a dona de casa de 49 anos.
O Mutirão, idealizado pela Oncomed-MT, clínica especializada no tratamento multidisciplinar do câncer, conta com o apoio da Imagens Medicina Diagnóstica. “Nós e nossa equipe da Imagens ficamos muito felizes por participar de ações como essa, que certamente fazem a diferença na vida de muitas mulheres”, declara Ritamaris de Arruda Regis, radiologista, especialista em diagnósticos mamários.
O Mutirão Outubro Rosa Oncomed 2022 teve a parceria da Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Cuiabá (Aapoc) e do Grupo de Apoio a Pacientes com Câncer (Gapcan). Foram realizadas consultas, mamografias e ultrassonografias. Caso detectada alguma alteração nos exames, a paciente será encaminhada ao Instituto de Tumores e Cuidados Paliativos de Cuiabá (ITC), para tratamento.
“A detecção precoce é o melhor caminho na luta contra o câncer de mama. Desde 1990 o mundo passou a dar uma atenção maior a este aspecto, mas ainda há muito que o melhorar. Prova disso é que, mal abrimos as inscrições, e todas as vagas foram preenchidas. Ou seja: existe uma demanda reprimida por exames e consulta. A saúde brasileira precisa avançar muito no contexto do combate efetivo ao câncer de mama”, observa a oncologista clínica e diretora administrativa da Oncomed-MT, Cristina Guimarães Inocêncio.
Câncer de mama em números – Cerca de 66 mil novos casos de câncer de mama devem ser registrados no Brasil somente este ano, segundo projeção no Instituto Nacional do Câncer (Inca). O diagnóstico precoce, pilar central da campanha Outubro Rosa, é fundamental na luta contra a doença que, quando detectada na fase inicial, tem até 90% de chances de cura.
Outubro Rosa na Oncomed – Além do mutirão de consultas e exames, a Clínica promoveu, como parte da programação do mês, o 1º FloresSer. O evento dedicou um olhar especial às pacientes com câncer de mama, abordando temas como sexualidade, qualidade de vida e possibilidades de cirurgias reparadoras.