Desde ontem (4 de abril) em terras cuiabanas, os navios da Marinha do Brasil – sendo um de atendimento hospitalar e o outro hidrográfico – estão ancorados às margens do rio Cuiabá. Os atendimentos médicos e odontológicos já começaram nesta manhã de sexta-feira (5) e vão até o dia 8 (segunda-feira), das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, por ordem de chegada, totalmente gratuitos.
E para presentear a nossa população, com um momento de lazer e conhecimento, a Marinha do Brasil abrirá as portas do navio Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Caravelas” – que faz a Operação de Levantamento Hidrográfico de Navegação Segura, para o público. A visitação acontecerá neste fim de semana, sábado (6) e Domingo (7), das 13 h às 17h30.
O Caravelas, de acordo com o capitão – tenente Felipe Gabriel Sabroza, é voltado para realizar ações que garantam a qualidade das atividades de segurança da navegação. Segundo Sabroza, o navio está incorporado à Marinha desde 2014 e tem como objetivo gerar elementos para a atualização das Cartas Náuticas – hoje na Hidrovia Paraguai / Paraná – garantindo a navegação segura desta região.
“Com este trabalho, conseguimos mapear a região e assegurar uma navegação com segurança. Isso impacta indiretamente na economia, quando realizado o levantamento, pois o frete marítimo fica mais barato e ainda reflete no turismo, com as pessoas se interessando mais em visitar a região, que ganha estabilidade e a confiança dos turistas”, frisa o capitão.
Esse processo foi aplicado na região de Santo Antônio até Cuiabá, para que os atendimentos assistenciais, na área da saúde, pudessem chegar à Capital. O secretário adjunto de Turismo, Marcelo Pires, ressaltou a relevância dos serviços prestador pela Marinha do Brasil em todos os âmbitos.
“Além da base de atendimento de saúde, a equipe ainda realiza esse brilhante serviço de mapeamento das águas. Isso é muito interessante para nós, pois o prefeito Emanuel Pinheiro tem a ideia de aplicar a técnica ao nosso rio, para que possamos melhorar a rota de navegação, atraindo mais turistas à nossa Cuiabá”, ressalta Marcelo.
Para que o mapeamento aconteça, o navio, que tem o cumprimento total de 25,84cm, possui lanchas e equipamentos hidrográficos. Sua tripulação é formada por 28 militares. Além da navegação segura, o trabalho contribui para projetos nacionais de pesquisa em águas jurisdicionais brasileiras e dos resultantes de compromissos internacionais.