Cuiabá zera pacientes internados nas UPAs Morada do Ouro e Pascoal Ramos

A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, reforça que o resultado demonstra a eficiência da organização da rede.

Fonte: CENÁRIOMT

Cuiabá zera pacientes internados nas UPAs Morada do Ouro e Pascoal Ramos

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alcançou um marco importante na melhoria da rede de urgência e emergência da capital. Nesta quinta-feira (4), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Morada do Ouro e Pascoal Ramos registraram zero pacientes internados nas salas de medicação por falta de leitos hospitalares, evidenciando o avanço na organização e eficiência do fluxo assistencial.

O resultado faz parte de uma força-tarefa integrada entre os hospitais municipais, as UPAs e a Central de Regulação Estadual, que tem agilizado transferências e assegurado atendimentos mais rápidos, seguros e humanizados. Somente na quarta-feira (3), foram realizadas 33 transferências para enfermarias e 1 para UTI, garantindo que nenhum paciente permanecesse internado de forma inadequada nas unidades de pronto atendimento.

[Continua depois da Publicidade]

Atualmente, cada UPA realiza, em média, 450 atendimentos diários, somando cerca de 1.800 atendimentos por dia nas quatro unidades da capital. O monitoramento permanente da ocupação hospitalar permite definição ágil de prioridades, reavaliação clínica dos casos e encaminhamentos adequados. Muitos pacientes recebem alta com orientação e encaminhamento para acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, reforça que o resultado demonstra a eficiência da organização da rede.

[Continua depois da Publicidade]

“Esse é um avanço que mostra o quanto nosso fluxo de atendimento está funcionando. Hoje conseguimos zerar os pacientes internados nas UPAs Morada do Ouro e Pascoal Ramos, garantindo que cada pessoa seja direcionada de forma rápida para o local adequado. Isso só é possível porque toda a rede está trabalhando de forma integrada, com acompanhamento diário e respostas rápidas.

Além dos avanços no atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde conquistou nesta semana os alvarás sanitários das UPAs Pascoal Ramos e Morada do Ouro, emitidos pela Vigilância Sanitária. O documento atesta que as unidades cumprem todos os requisitos legais, reforçando a segurança dos serviços prestados à população.

O secretário-adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonça, ressalta que a conquista reflete o comprometimento das equipes.

“A emissão desses alvarás é mais um passo importante para a consolidação da melhoria das nossas unidades. Desde março, seguimos um cronograma intenso de adequações e hoje conseguimos comprovar que estamos atendendo plenamente aos requisitos sanitários. Isso significa mais segurança, mais qualidade e mais confiança para a população”, afirmou.

Nos últimos meses, a SMS intensificou treinamentos em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal, abordando conformidade sanitária, fluxos seguros, manejo de resíduos, prevenção de riscos e boas práticas.

Essas ações fortalecem a tomada de decisão dos profissionais e garantem maior segurança, acolhimento e resolutividade para os usuários.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]