Cuiabá tem manhã mais fria do ano e temperatura segue baixa nesta sexta-feira

Fonte: OLHAR DIRETO

Cuiabá teve a manhã mais fria do ano (até então) nesta quinta-feira (7): foram 16.7ºC registrado às 09h da manhã pelo Estação Automática do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). Para sexta-feira (8), a previsão é de que os termômetros continuem em queda, e a mínima prevista é de 15ºC, segundo dados do Centro de Previsão de tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

Na última quarta-feira (6), foram registrados 13.3 mm de chuva. A probabilidade de precipitação é de 5% para esta quinta-feira (7) e sexta-feira (8). As temperaturas, no entanto, já devem voltar a subir no sábado (9), com mínima de 19ºC e máxima de 35ºC. No domingo (10), a mínima será de 23ºC e máxima de 35ºC, com a mesma probabilidade de chuva (5%).

Com o frio, os cuiabanos já começaram a tirar os casacos do armário na quarta-feira (6). É preciso lembrar dos cuidados necessários para evitar a propagação do novo coronavírus em temperaturas mais baixas. Segundo informações da agência Reuters, “pouco se sabe sobre como mudanças de temperatura afetam o novo coronavírus, que desencadeou uma crise global. Entretanto, seis especialistas afirmaram que surtos anteriores no Brasil, incluindo a pandemia de gripe suína pelo H1N1 em 2009, apontam que temperaturas mais frias ampliam o contágio”.

Os dados do Inmet são colhidos na Estação Meteorológica de Observação de Superfície Automática, composta de uma unidade de memória central (“data logger”), ligada a vários sensores dos parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento, etc), que integra os valores observados minuto a minuto e os disponibiliza automaticamente a cada hora.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]