Imagens que circularam na internet neste sábado (29) mostram a dimensão do fogo que voltou a arder em Chapada dos Guimarães desde a última sexta-feira (28). Uma “corrente” de fogo vai consumindo a vegetação na região que fica próxima a um condomínio de residências luxuosas, o Morro do Jatobá. Na noite anterior, área próxima ao residencial vizinho, Morro dos Ventos, também pegou fogo.
Segundo informou o Corpo de Bombeiros, uma Base Descentralizada Bombeiro Militar (BDBM) foi ativada em Chapada no início do período proibitivo de queimadas, no dia 01/07, na qual os bombeiros militares estão fixos na região para atender exclusivamente as demandas de incêndios em vegetação, bem como recebendo apoio do ICMBIO.
O primeiro foco identificado pela BDBM começou a arder em uma Área de Proteção Ambiental do parque estadual de Chapada dos Guimarães no dia 19 de agosto, quando as primeiras chamas foram reportadas na região.
Na noite de sexta-feira, após o retorno das altas temperaturas precedidas pela última frente fria, a queimada voltou a incendiar na região do Morro dos Ventos, nas proximidades das áreas de pousadas na região – primeiro ponto crítico na parte superior do paredão – ameaçando atingir as edificações. O fogo foi controlado por volta das 23h.
Conforme os militares, além de muito extensa, a diferença de altitude entre os dois pontos prioritários é de aproximadamente 360 metros. As imagens que circulam na internet, gravada por moradores, proprietários dos imóveis ameaçados pelos novos focos. Eles elogiam a atuação dos bombeiros.