Com o “Compra + Sorriso”, Prefeitura deve dinamizar processos de licitação e compras

Plataforma que unifica setores e usa inteligência artificial (IA) já traz bons resultados em Santa Catarina

Fonte: CENÁRIOMT

Compra + Sorriso

Tornar o processo de compras públicas mais fácil e transparente, por meio da integração de processos em uma só plataforma digital. É este o escopo do “Compra + Sorriso”, programa da Prefeitura de Sorriso que será oficialmente apresentado às 9h do dia 9 de dezembro, no Auditório Farroupilha, do Centro de Eventos Ari José Riedi. A expectativa é que a plataforma entre em funcionamento no próximo ano.

Para unificar os sistemas em um só local, a Prefeitura adquiriu a plataforma “Loja Pública”, que apresenta, em sua performance, a redução da burocracia excessiva no processo, melhorando, diretamente, os resultados. A fonte de inspiração para a Prefeitura de Sorriso foi o case de sucesso do governo de Santa Catarina.

[Continua depois da Publicidade]

“Estamos em busca de boas experiências, ações que fazem a diferença, tanto nas organizações, quanto nos resultados que chegam diretamente à população, e este programa de Santa Catarina tem resultados comprovados, que mostram como a tecnologia pode melhorar de forma direta a vida de cada cidadão, à medida que facilita processos, acelera prazos e gera economia, otimizando o uso dos recursos públicos”, destaca o prefeito Alei Fernandes.

Bom exemplo

[Continua depois da Publicidade]

Implantando em 2023, no Governo de Santa Catarina, o programa Compras SC concentra em um só setor as áreas de compras e licitações de diversas pastas e setores do estado. Em um ano de programa foram alcançados como principais resultados economia de mais de R$ 600 milhões em processos homologados; crescimento de 563% nas compras centralizadas totalizando R$ 3,1 bilhões e 35% de redução no tempo do processo licitatório.

De acordo com o site do Governo do Estado de Santa Catarina, o programa está alinhado com os princípios da eficiência e economicidade, para assegurar o equilíbrio fiscal e a capacidade de investimento estatal, além de dotar o governo de mecanismos para buscar a celeridade de execução e de gestão das compras públicas. Por meio do programa, a Secretaria de Estado da Administração fica responsável por realizar o planejamento de compras públicas centralizadas, licitações; gestão e fiscalização de contratos corporativos. O programa tem a coordenação da Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos (DGLC) e Grupos Técnicos de Trabalho.

Política de inovação

“Vamos aproveitar este bom exemplo e adaptar este case à nossa realidade, centralizando processos, utilizando a inteligência artificial (IA) e reduzindo a burocracia, sempre com o foco na fluidez do trabalho e no resultado à população”, explica o secretário de Administração, Bruno Delgado.

“Eficiência, resultado e atendimento de excelência à população estão em nossas metas e estamos trabalhando com afinco e planejamento para inovar em busca destes resultados”, complementa o prefeito, lembrando que em outubro a Prefeitura lançou o Credencia + Sorriso, um aplicativo que permite o credenciamento de empresas para a prestação de serviços à Administração Municipal.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]