‘Mato Grosso deverá experimentar um novo ciclo de desenvolvimento com a vinda de novas ferrovias ao Estado”. A opinião é do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Lucas do Rio Verde, Vilson Gonzales Kirst.
Ele representou a entidade no ato que marcou o lançamento do Movimento Pró 3 Ferrovias na última sexta-feira (25) no município. A mobilização pretende acelerar os projetos de implantação da Fico e Ferrogrão e na ampliação do trajeto da ferrovia Senador Vuolo, ligando Cuiabá a Lucas do Rio Verde.
No ato de lançamento, foram aprovadas duas cartas que serão destinadas ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, e ao ministro dos Transportes, Tarcísio Freitas. Os documentos, que foram assinados por autoridades, representantes de entidades e público que acompanhou o lançamento do movimento, destacam a importância de ferrovias para o Estado, que é o maior produtor de grãos do país.
Na carta endereçada ao presidente do Senado, o pedido é que Pacheco coloque em pauta o Projeto de Lei do Senado (PLS) n.º 261, que disciplina a exploração do serviço de transporte ferroviário no país. A proposta busca dar mais celeridade aos processos de concessões de serviços públicos. “A proposição pretende fomentar o aumento dos investimentos privados na malha ferroviária brasileira”, diz trecho do documento.
“Acreditamos que Mato Grosso, que é reconhecidamente o celeiro do Brasil, vai viver um novo momento de desenvolvimento. E nossa região, em especial. Lucas do Rio Verde é estratégico na indústria e no agronegócio. Um grande produtor de grãos, de carne, de etanol e de biodiesel”, observou o presidente da Acilve.
A coordenação do movimento espera agendar, para os próximos dias, audiência junto à Mesa Diretora do Senado Federal e com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas. O encontro deverá contar com as presenças de representantes de entidades de Lucas do Rio Verde na capital federal.