Um decreto assinado pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), nessa quinta-feira (27), promete 100% do esgoto tratado até 2024. Atualmente, apenas 57% do esgotamento sanitário da capital recebe tratamento. O plano de saneamento estabelecido pelo decreto também prevê água tratada em todas as torneiras, 24 horas por dia.
A Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico resulta do Plano Emergencial de Saneamento previsto para o aniversário de 300 anos de Cuiabá. De acordo com a prefeitura, R$ 228 milhões já foram investidos no abastecimento de água e tratamento do esgoto da cidade.
Ainda segundo a administração pública, há três anos, o percentual de esgoto tratado era 33%. A meta é que até o final deste ano, o índice alcance 61% de tratamento na capital.
De acordo com o secretário-adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Jackson Messias, o plano considera a estimativa de crescimento geográfico e populacional da cidade.
Ele afirmou ainda que, com o plano, a prefeitura pretende reduzir o índice e poluição do Rio Cuiabá.
Cuiabá está entre as cinco piores capitais em saneamento básico, segundo o Ranking da Universalização do Saneamento 2019, divulgado no dia 17 deste mês, pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).
A melhor colocada, entre as capitais, foi Curitiba (PR) e a com a menor pontuação foi Porto Velho (RO).