Tráfico de drogas em Colniza: terceiro preso na semana

Polícia Civil prende suspeito de integrar facção após investigação sobre tráfico de drogas em Colniza.

Um homem de 24 anos foi preso no domingo (22) por envolvimento com tráfico de drogas em Colniza, conforme divulgado pela Polícia Civil de Mato Grosso. A prisão é resultado de investigações da Delegacia do município e representa o terceiro integrante do mesmo grupo criminoso detido na semana por suspeita de comercializar entorpecentes na cidade.

Investigações começaram após denúncias

Conforme apurado pela reportagem, o caso teve início após denúncias anônimas relatarem intensa movimentação de usuários de drogas e pessoas com antecedentes criminais em uma residência no centro de Colniza. No dia 14 de fevereiro, uma mulher de 23 anos foi presa no local. Segundo a Polícia Civil, ela possui diversas passagens por tráfico e é apontada como integrante de facção criminosa.

Na ocasião, foram apreendidas porções de cocaína. Outros frequentadores do imóvel também foram identificados, entre eles suspeitos com histórico por tráfico e crimes graves. A partir dessa ação, foi instaurado inquérito policial para identificar a participação de todos os envolvidos.

Nova casa usada para tráfico

Durante as diligências, os investigadores localizaram um segundo endereço, no bairro Verdan, também utilizado para o tráfico de drogas. No local moravam dois homens, de 22 e 24 anos. O suspeito mais jovem foi preso em flagrante na sexta-feira (20), na Praça da Bíblia, com:

  • Seis embalagens de cocaína;
  • Uma porção de maconha;
  • Outra embalagem com resquícios da droga.

A Justiça converteu a prisão em flagrante em preventiva no domingo (22), conforme informações da Delegacia de Colniza.

Flagrante e apreensão de crack

O terceiro investigado não portava drogas no momento da primeira abordagem. No entanto, os policiais observaram movimentação típica de comércio de entorpecentes em sua residência e constataram que ele não exercia atividade laboral.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi visto saindo de uma casa abandonada no mesmo quintal. Durante a abordagem, foram encontradas três embalagens com pedras de crack, possivelmente destinadas à pronta entrega após pedidos feitos por aplicativos de mensagens.

Em buscas no imóvel abandonado, a equipe localizou um pote plástico contendo outras 15 porções da mesma substância. O homem foi conduzido à delegacia, onde os celulares foram apreendidos. Ainda na unidade policial, mensagens recebidas indicavam negociações para compra de drogas, reforçando os indícios de atuação no tráfico.

O que diz a lei

De acordo com a Lei nº 11.343/2006 (Lei de Drogas), o crime de tráfico de entorpecentes prevê pena de 5 a 15 anos de reclusão, além de multa. A Polícia Civil informou que o inquérito segue em andamento para identificar outros possíveis integrantes da rede de distribuição.

Contexto de segurança pública

Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, operações de repressão ao tráfico têm sido intensificadas em municípios do interior, onde facções buscam expandir pontos de venda e rotas de distribuição.

Box informativo

  • Cidade: Colniza (MT)
  • Prisões na semana: 3 suspeitos do mesmo grupo
  • Drogas apreendidas: cocaína, maconha e crack
  • Base legal: Lei nº 11.343/2006
  • Fonte oficial: Polícia Civil de MT – informações disponíveis em comunicados institucionais da corporação

Reportagem baseada em informações oficiais da Polícia Civil de Mato Grosso.

Se você tem informações que possam auxiliar investigações, procure a delegacia mais próxima ou utilize os canais oficiais de denúncia anônima da Polícia Civil.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.