CGE amplia Programa Estudante – Cidadão do Futuro no interior

Projeto da CGE leva educação cidadã a 10 escolas no interior de Mato Grosso.

O Programa Estudante – Cidadão do Futuro, desenvolvido pela Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), chegou nesta semana ao interior do estado, abrangendo novas escolas da rede estadual. Conforme divulgado oficialmente pela CGE-MT, 10 das 20 unidades selecionadas já receberam apresentações teatrais e atividades educativas voltadas à formação cidadã dos estudantes.

A interiorização começou no Distrito da Guia, na terça-feira (17), seguindo para a Escola Estadual José de Barros Maciel, em Nossa Senhora do Livramento, e prossegue na Escola Estadual Hermes Rodrigues de Alcântara, em Santo Antônio de Leverger. O encerramento desta etapa ocorrerá no dia 23, com ações simultâneas nas Escolas Estaduais Arnaldo Estevão de Figueiredo, em Jangada, e Pio Machado, em Acorizal. O programa tem como tema central “Jovens em Ação – #VotoNaDemocracia”, e busca ampliar a consciência cívica entre alunos do ensino médio.

Expansão e aprendizado

Segundo o auditor do Estado, Vilson Nery, a atuação em diferentes municípios proporciona aprendizado mútuo. “Cada escola representa uma realidade distinta, o que contribui para o fortalecimento da iniciativa. Já nos apresentamos em 10 escolas, e isso significa 10 experiências diferentes”, explicou Nery, destacando a recepção positiva entre estudantes e professores.

O programa utiliza o teatro como ferramenta pedagógica para transmitir conceitos de cidadania, participação política, funcionamento dos municípios e importância do voto. O ator Mateus Sousa, intérprete do personagem Mago Ado, afirma que a arte cria memórias afetivas que facilitam a aprendizagem: “A gente uniu o potencial do teatro com temas como cidadania, política e democracia, criando uma vivência em que os estudantes participam, se envolvem e aprendem ao mesmo tempo”.

Impacto nas escolas

Para a diretora da Escola Estadual Filogônio Corrêa, Elizalde de Souza Amorim, a iniciativa reforça o trabalho já realizado na escola: “Falar sobre voto consciente, democracia e participação ajuda a formar estudantes mais críticos e reflexivos. Para a nossa realidade, isso é fundamental”. A servidora da Seduc, Thynna Costa, ressalta que o projeto desperta consciência cidadã mesmo entre alunos que ainda não podem votar, promovendo senso crítico e compreensão dos direitos e deveres.

Entre os estudantes, a avaliação também é positiva. Samilly Fernandes, presidente do grêmio estudantil, destacou a importância do programa para compreender a responsabilidade no voto: “Não é votar na pessoa por aparência ou por conhecer, mas pelo que ela já fez e pelo que propõe fazer. Foi uma experiência muito boa para a escola, deixou o ambiente mais leve e despertou nossa curiosidade sobre órgãos públicos”.

Programação e parceiros

O programa está na segunda edição e envolve estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio de escolas estaduais da região metropolitana de Cuiabá, com expectativa de alcançar cerca de 300 alunos diretamente. As atividades incluem:

  • Palestras sobre o processo eleitoral
  • Oficinas formativas
  • Mobilização para alistamento eleitoral
  • Visitas orientadas a órgãos públicos
  • Concurso de produção de vídeos para redes sociais

O projeto conta ainda com a parceria da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e Receita Federal, reforçando o caráter interinstitucional e a abrangência da iniciativa.

Conforme apurado, a continuidade das atividades até maio de 2026 busca consolidar a formação cidadã em diferentes regiões do estado, ampliando a inclusão e o acesso à informação entre estudantes da rede pública.

Reportagem baseada em informações oficiais da CGE-MT e Seduc-MT.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.