O Centro de Triagem da Covid-19, instalado na Arena Pantanal, em Cuiabá, iniciou nesta quarta-feira (03.02) a aplicação do novo teste de detecção do coronavírus. A nova modalidade de testagem tem mais de 90% de sensibilidade e é feita por pesquisa de antígeno, que atesta o resultado em 15 minutos e é considerada ideal para o diagnóstico da doença.
Para a realização do teste por antígeno, é extraída com o swab (espécie de cotonete) uma secreção da nasofaringe e colocada em solução de soro. Cinco gotas deste líquido são adicionadas à placa de teste e em minutos o resultado está pronto.
“Esse teste é de alta qualidade. Por meio dele, vamos diminuir a possibilidade de falso negativo e a frequência de casos suspeitos, pois a assertividade dele é muito maior”, explicou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.
De acordo com a enfermeira e coordenadora da capacitação dos novos testes do Centro de Triagem, Emily de Oliveira, a mudança no protocolo de testagem é positiva e garantirá rapidez e efetividade aos resultados.
“O novo teste é mais eficiente que o teste rápido do sangue justamente porque é colhido o antígeno, que é liberado durante a fase inflamatória da doença. É importante ressaltar que a fase inflamatória ocorre no período em que o paciente está transmitindo o vírus”, explicou.
O supervisor administrativo do Centro de Triagem, Ênio de Souza, ainda esclareceu que foi necessária uma série de adaptações à estrutura móvel da unidade, tendo em vista a segurança dos trabalhadores, pois a manipulação do swab expõe mais os profissionais que aplicam os testes.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) também anunciou que todos os trabalhadores do Centro de Triagem serão imunizados contra a Covid-19.
“Aumentamos e reestruturamos as cabines de testagem. Tínhamos 15 e agora temos 25 boxes para poder agilizar o atendimento porque esse teste tem um processo um pouco diferente do antigo, mas ele tem uma eficácia muito maior e também é rápido”, disse o coordenador.
A paciente Tânia Aparecida Barteli foi atendida pelas equipes do Centro de Triagem nesta quarta-feira e elogiou a mudança do teste. “Uma benção não ter que ficar naquela angústia de esperar pelo resultado. Na policlínica a gente espera por dias e nesse período [a doença] já teve um desenvolvimento grande. A gente sai daqui do Centro de Triagem com a tranquilidade de que o resultado é exato. O Governo do Estado está de parabéns. Trabalho excepcional, as instalações são excelente e o atendimento também de excelência”.