Campeonato Pixote 2025 começa nesta quarta com diversas disputas em Cuiabá

Fonte: CENÁRIOMT

Campeonato Pixote 2025 começa nesta quarta com diversas disputas em Cuiabá

O Campeonato Pixote 2025 começa oficialmente nesta quarta-feira (26), devolvendo aos ginásios de Cuiabá a vibração, a energia e a celebração do esporte que marcaram gerações.

Com 97 equipes inscritas, mais de 1.000 atletas participantes e jogos espalhados pelos ginásios Dom Aquino, Verdinho e da Lixeira, a retomada de uma das competições mais tradicionais da capital já mostra que a edição deste ano será histórica.

[Continua depois da Publicidade]

PRIMEIRO DIA — QUARTA-FEIRA (26/11/2025)

Basquetebol — Ginásio da Lixeira

[Continua depois da Publicidade]

A modalidade abre o campeonato com três confrontos:
• 17h30 — Colégio Coração de Jesus x Escolinha de Basquetebol da UFMT (Juvenil Feminino): 1º jogo do Playoff, marcando equilíbrio técnico e forte presença de familiares na arquibancada.
• 18h50 — Colégio São Gonçalo x Escolinha de Basquetebol da UFMT (Infantil Masculino): ritmo intenso e muita disputa por rebotes.
• 20h10 — Colégio Coração de Jesus x Araras Basquete (Juvenil Masculino): jogo encerra a noite.

Futsal — Ginásio Dom Aquino / Quadra Externa

O futsal é a modalidade com maior número de partidas no dia 26, movimentando a manhã e a tarde.

Na quadra interna (Mirim Masculino):
• 14h00 — Cindegraus x ENP Escola Nova Pedagogia
• 15h00 — Colégio Coração de Jesus x Degraus/CIN

Na quadra externa (Infantil e Juvenil Masculino):
Das 8h às 16h, dez partidas reúnem escolas como EE Diva Hugueney, Colégio São Gonçalo, Colégio Ibero-Americano, ACEEC/Fato Futsal, EEP Tiradentes e Liceu.

Voleibol — Ginásio Verdinho

Quatro partidas abrem o torneio na modalidade:

• 13h30 — SESI Escola Cuiabá x Vôlei Futuro B (Mirim Feminino)
• 14h00 — ENP Escola Nova Pedagogia x Colégio CEMA (Mirim Feminino)
• 14h30 — Voleibol MAP x Colégio Coração de Jesus (Mirim Feminino)
• 15h00 — Colégio CEMA x E.E. Ana Maria do Couto (Infantil Feminino)

Os confrontos destacam equipes tradicionais e novas escolas que ingressam na disputa.

SEGUNDO DIA — QUINTA-FEIRA (27/11/2025)

Basquetebol — Ginásio da Lixeira

• 17h30 — Colégio Coração de Jesus x Escolinha de Basquetebol da UFMT (Juvenil Feminino): 2º jogo do Playoff.
• 18h50 — Escolinha da UFMT x Araras Basquete (Infantil Masculino)
• 20h10 — Colégio São Gonçalo x Escolinha UFMT (Juvenil Masculino)

Futsal — Ginásio Dom Aquino

• 15h00 — ACEEC/Fato Futsal x Colégio Coração de Jesus (Mirim Masculino)
• 16h00 — ENP Escola Nova Pedagogia x Degraus/CIN (Mirim Masculino)

Voleibol — Ginásio Verdinho

O segundo dia de vôlei deve ser o mais movimentado da modalidade, com oito partidas:

• 08h00 — Alphaville x Vôlei Futuro (Infantil Masculino)
• 08h30 — E.E. Ana Maria do Couto x Colégio Isaac Newton (Infantil Masculino)
• 09h00 — Colégio Isaac Newton x Vôlei Tancredo B (Juvenil Masculino)
• 09h30 — Vôlei Futuro B x EEP Tiradentes (Juvenil Feminino)
• 13h30 — Colégio Isaac Newton x Voleibol MAP (Juvenil Feminino)
• 14h00 — Vôlei Futuro x Voleibol Tancredo (Infantil Feminino)
• 14h30 — Voleibol MAP x Colégio Coração de Jesus (Infantil Feminino)
• 15h00 — Vôlei Futuro B x Voleibol MAP (Mirim Feminino)

TERCEIRO DIA — SEXTA-FEIRA (28/11/2025)

Basquetebol — Ginásio da Lixeira

• 17h30 — Araras Basquete x Colégio São Gonçalo (Infantil Masculino)
• 18h50 — Araras Basquete x EEP Tiradentes (Juvenil Masculino)

Futsal — Ginásio Dom Aquino / Quadra Externa

O dia contará com oito partidas, com destaque para disputas entre escolas tradicionais como Ibero-Americano, José Fragelli, Diva Hugueney, Cindegraus e Vitorino Monteiro.

Voleibol — Ginásio Verdinho

• 13h30 — Colégio CEMA x Vôlei Futuro (Juvenil Feminino)
• 14h00 — Voleibol MAP x Vôlei Tancredo (Juvenil Feminino)
• 14h30 — SESI Escola Cuiabá x Vôlei Futuro (Infantil Feminino)
• 15h00 — Colégio Coração de Jesus x Voleibol MAP (Mirim Feminino)

O esporte que transforma

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, destacou a importância da retomada do Pixote. “O Pixote é mais do que uma competição: é um projeto de formação, que estimula o espírito de equipe, a convivência e o amor pelo esporte. Queremos ampliar ainda mais em 2026, chegando a 20 modalidades. O Pixote cresce junto com nossos atletas”.

Já o secretário-adjunto, Otávio Palácio, reforçou a organização e o compromisso com os participantes. “Todos os técnicos e equipes recebem orientações claras, tabelas atualizadas e apoio técnico. O Pixote é planejamento, disciplina e integração. Nossa meta é garantir segurança, logística eficiente e competições de alto nível”.

Um começo promissor

Com ginásios cheios, clima de integração e jogos de alto nível, o Campeonato Pixote 2025 começará sua trajetória reafirmando seu papel na formação esportiva e social de milhares de jovens cuiabanos.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]