A Polícia Militar de Mato Grosso realiza, nesta segunda-feira (22.11), a aula inaugural do Curso de Sobrevivência Policial do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). A solenidade será realizada no auditório da sede das Promotorias de Justiça, na Capital, às 8h.
A capacitação consiste em treinamentos e práticas situacionais, como teorias sobre atitudes e comportamentos voltados para a segurança do policial, quando à paisana, fora do horário de serviço. Com grade curricular de 60 horas/aulas, o curso faz com que o policial aprenda de forma técnica, como minimizar os riscos em que ele ou um terceiro cidadão tenham sua vida ameaçada por um criminoso.
Para abrir a retomada do curso, a solenidade contará com a palestra do coronel Ronaldo Roque, ex-comandante do Bope. O militar irá compartilhar suas experiências profissionais sobre o tema abordado. O comandante do Bope, tenente-coronel Fabiano Pessoa, explica que o evento marca a retomada do Curso de Sobrevivência Policial após a pandemia e que a inciativa da formação foi vislumbrada pelo Comando Geral da Polícia Militar e do Comando Especializado, pois é de grande necessidade uma capacitação continuada em que os agentes das instituições de segurança pública possam desenvolver técnicas para a utilização em ambiente externo no seu horário de folga.
O curso, ministrado pelo Bope-PMMT, está na sua 21° edição e já capacitou mais de 700 agentes de segurança pública da PMMT e instituições coirmãs.