Bombeiros resgatam tamanduá bandeira e capivara e soltam em região de mata em MT

Fonte: G1 MT

1 179
Foto: Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros resgatou um tamanduá bandeira adulto em São Pedro da Cipa, a 149 km de Cuiabá, no último sábado (8).

A equipe recebeu um chamado para capturar o animal em um terreno na Rua Maria das Dores, no bairro Vila Érica.

Os militares fizeram a captura com um cambão e o transportaram na carroceria da caminhonete do Corpo de Bombeiros. O tamanduá foi devolvido ao habitat na Estrada da Cachoeira, em uma área de vegetação alta.

Comum em todos os biomas brasileiros, o tamanduá-bandeira é classificado como “vulnerável” na lista de espécies ameaçadas, categoria cujos animais enfrentam alto risco de extinção na natureza, a menos que as circunstâncias de sobrevivência e reprodução melhorem.

Fragmentação do habitat, desmatamento, incêndio, agricultura, pecuária e aumento da matriz rodoviária são as principais ameaças à espécie, que também sofre com a caça, perseguição, envenenamento e enfermidades infecciosas reprodutivas.

Também no sábado os bombeiros de Campo Verde, a 139 km da capital, foram acionados para realizar a captura de uma capivara no Bairro Vale do Sol. A guarnição de serviço se deslocou até a Avenida Santa Maria, onde o animal silvestre se encontrava. Ela foi captura em segurança e foi levada para seu habitat natural.

A capivara é o maior roedor herbívoro do mundo, um animal adulto pode pesar 70 kg. Ela tem cabeça grande, orelhas pequenas e não possui cauda. O macho pode ser identificado por uma glândula sebácea, localizada no focinho.

A capivara se alimenta de capins e ervas comuns em várzeas e alagados. A espécie possui hábitos semi-aquáticos e é excelente mergulhadora, tendo inclusive pés com pequenas membranas. Ela se reproduz na água e a usa como defesa, escondendo-se de seus predadores. Por isso, a capivara pode permanecer submersa por alguns minutos.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.