Dois filhotes de cachorro foram resgatados por uma equipe do Corpo de Bombeiros na tarde desse sábado (28), após caírem em uma boca de lobo na Rua Carmem Miranda, no Centro de Sorriso, a 420 km de Cuiabá.
No local, os bombeiros retiraram a tampa da boca de lobo e perceberam que o espaço estava cheio de lixo e, por isso, não era possível que eles entrassem para retirar os animais. Os bombeiros relataram que não conseguiam ver onde os cachorros estavam, apenas escutavam o choro.
Com autorização da Secretaria de Obras de Sorriso, o único jeito de conseguir acesso aos animais foi abrir um buraco no meio da rua, tendo que quebrar o asfalto e cavar, já que não havia acesso para realização da limpeza da drenagem.
A guarnição por meios manuais utilizando picareta, alavanca, enxada, realizou a abertura do local e fez a retirada dos animais, que estavam assustados e com fome.
A mulher que acionou o Corpo de Bombeiros decidiu adotar os filhotes.
Os bombeiros alertam que o abandono de animais é uma forma de maus-tratos, crime que está tipificado, no Brasil, no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98). O causador está sujeito a uma pena de detenção de 3 meses a 1 ano, além de multa.