O Centro de Referencia de Assistência Social de Nova Mutum (CRAS) está convocando as famílias beneficiadas pelo Programa Federal Bolsa Família de Nova Mutum para realizar o acompanhamento das condicionalidades exigidas pelo Programa, a fim de evitar o bloqueio do beneficio.
“O prazo está próximo de se esgotar, para evitar o bloqueio as famílias devem comparecer as unidades de saúde onde são cadastradas, ou mesmo no Cras onde realizaremos o acompanhamento. Nosso objetivo é evitar o bloqueio”, destaca a gestora local do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único, Juliana Bacoli Fadini Almeida.
O bloqueio, caso ocorra incluirá também o valor referente ao décimo terceiro salário.
O Programa Bolsa Família vem ao encontro das necessidades das famílias. Além do valor recebido pelos beneficiários o programa promove o acesso destas famílias as redes de serviços públicos como Educação e Saúde.
As condicionalidades do Programa Bolsa Família são compromissos assumidos entre o poder público e as famílias beneficiárias do programa. A atualização do endereço e a pesagem dos beneficiários são requisitos obrigatórios para a manutenção do programa e tem o objetivo de controlar a situação nutricional dos beneficiários, assim como fortalecer o vínculo entre o paciente e a Unidade de Saúde.
O Bolsa Família tem outros requisitos importantes da condicionalidade para a manutenção do benefício, como a atualização da tabela de vacinação das crianças de 0 a 7 anos, a matrícula e frequência escolar para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, o pré-natal nas gestantes, e atualização dos dados junto aos órgãos responsáveis da cidade onde reside (PSF E CRAS).
O Centro de Referência de Assistencia Social de Nova Mutum (CRAS) está localizado na rua das Garapeiras, 713w – Parque do Sol.