A prefeitura de Barão de Melgaço, município localizado a 121 km de Cuiabá, anunciou a prorrogação, por mais 90 dias, do decreto de situação de emergência devido à contaminação na rede de abastecimento de água. O decreto, inicialmente publicado em 9 de outubro de 2023, segue vigente em função da não conclusão da extensão de água e da construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) e rede de esgoto no município.
A prefeita Margareth Gonçalves da Silva justificou a prorrogação, ressaltando a necessidade de continuar os esforços para resolver a crise no abastecimento de água. Com a medida, fica autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre, além da realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, visando facilitar as ações de assistência à população afetada.
Além disso, o decreto concede às autoridades e agentes de Defesa Civil a prerrogativa de adentrar nas residências para prestar socorro ou determinar a evacuação dos moradores, se necessário, em casos de emergência.
A prorrogação da situação de emergência destaca a urgência das medidas para resolver a crise no abastecimento de água em Barão de Melgaço e reforça o compromisso das autoridades locais em garantir o bem-estar e a segurança da população diante dessa adversidade.