A Prefeitura de Poxoréu, a 259 km de Cuiabá, está desenvolvendo um projeto em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) para investir no turismo na região e melhorar a economia do município que já foi explorado pelo extração de diamante.
Nesta quinta-feira (20) estudantes e professores do IFMT e representantes da prefeitura vão se reunir para discutir e elaborar um plano de turismo.
De acordo com o vice-prefeito, Marlon César Silva Moraes, a ideia surgiu em conjunto, partindo da necessidade da prefeitura de reverter o quadro econômico do município e dos alunos de turismo em desenvolver projetos acadêmicos e adquirir conhecimento prático.
Poxoréu se desenvolveu da extração de diamante – pedra preciosa com maior valor estimado. O município por longo tempo foi considerado a capital do diamante devido às atividades de extração e grandes garimpos que se formaram na região.
Marlon disse que o município tem grande potencial para aumentar a arrecadação do município e desenvolver o turismo. A região tem vários atrativos e alguns já são conhecidos, e que outros lugares que estão se tornando rotas turísticas são recentes e necessitam de planejamento estrutural e ecológico.
“Temos esperança com os atrativos de Poxoréu para que a economia gire em torno do turismo. Com o fim do extrativismo do diamante, a cidade ficou sem identidade e anseia novamente por visibilidade. A região tem belos e grandiosos lugares a serem explorados pelas pessoas, mas com o devido cuidado e responsabilidade’’, explicou.
A reunião entre a prefeitura e o IFMT para discutir intenções e as possibilidades irá dar início a elaboração de um plano de turismo para que pode ser implementado ao município. A região tem grande capacidade de exploração turística.
Segundo o vice-prefeito, é uma necessidade do município um plano de turismo há muito tempo e que possivelmente em um ano consigam desenvolver o projeto totalmente. Na região já é realizado aventuras, percursos religiosos, circuito de cachoeiras e trilhas, águas termais, porém tem muito mais a ser explorado e mostrado.
Uma das cachoeiras mais próximas da zona urbana é a cachoeira Pedra Furada, que fica na região do Alcantilado em Poxoréu, especificamente na Fazenda Cachoeira, com acesso pela MT-260.
A cachoeira tem aproximadamente 10 metros de altura no Córrego Alcantilado. O lago abaixo da cachoeira pode ser usado para banho, tanto de adultos como de crianças, e ainda apresenta uma natureza com fauna e flora exuberantes. São necessários aproximadamente 2 horas para conhecer o local, com capacidade estimada para 30 pessoas.
O atrativo do ponto turístico é de visitação, trilha em meio a natureza, contemplação e banho, podendo ser realizadas atividades complementares como acampamento e rapel. O local tem acesso livre, porém, com recomendação do proprietário para preservar o ambiente.