Alerta em Mato Grosso: Queda na testagem é apontada como causa para aumento de ISTs

A sífilis registrou o maior salto, com um aumento de 2.832 casos em 2022 para 4.205 em 2024.

Dados recentes da Secretaria de Estado de Saúde revelam um aumento preocupante nas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em Mato Grosso.

A tendência de alta nos últimos anos é atribuída, segundo especialistas, à redução das campanhas de conscientização e do incentivo à realização de testes.

Entre 2022 e 2024, os casos de HIV no estado subiram de 1.088 para 1.155. No mesmo período, os diagnósticos de Aids passaram de 410 para 509.

A sífilis registrou o maior salto, com um aumento de 2.832 casos em 2022 para 4.205 em 2024. A infectologista Kadja Leite explica que muitas dessas infecções não apresentam sintomas, o que contribui para que as pessoas vivam com a doença por anos, transmitindo-a sem saber.

Para reverter esse quadro, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente ferramentas essenciais. Além do uso de preservativos e da vacinação contra HPV e Hepatite B, a população tem acesso à profilaxia pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP) para o HIV.

Esses recursos, que podem prevenir novas infecções, estão disponíveis em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), onde a testagem rápida também é oferecida gratuitamente.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.