Agentes que atuam na segurança pública dos municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Mutum participaram de um treinamento para a utilização de drones. Coordenado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) da Secretaria de Segurança Pública, o curso de 40 horas contou com 20 participantes e foi realizado em Lucas do Rio Verde.
A capacitação tem como objetivo capacitar os profissionais para melhor utilização da ferramenta tecnológica RPA (Aeronave Remotamente Pilotada), popularmente conhecida como drone, conforme a legislação vigente no país. A tecnologia será aplicada para dar suporte nas ações de segurança pública, otimizar recursos e potencializar resultados.
O drone pode ser utilizado tanto nas ações repressivas, quanto preventivas. De acordo o tenente-coronel Elvis de Oliveira, coordenador do Ciosp, cada força de segurança utiliza o equipamento conforme achar viável. “Também é eficaz nas coletas de provas e nas ações de policiamento ostensivo, de monitoramento veicular, salvamentos e outros”.
A utilização de drones é regida no Brasil pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com a finalidade de garantir a segurança durante a operação desses equipamentos. As cidades de Cuiabá e Várzea Grande já contam com a utilização de drones nas ações de segurança pública.