Acusado de participar de latrocínio de casal de idosos em São José do Rio Claro (MT) é preso em Dourados (MS)

O casal foi brutalmente assassinado no dia 11de agosto de 2021, na sede da propriedade rural no município de São José do Rio Claro, em Mato Grosso (MT).

Fonte: CenarioMT

Acusado de participar de latrocínio de casal de idosos em São José do Rio Claro (MT) é preso em Dourados (MS)

Um homem de 25 anos, um dos acusados de participação no crime de latrocínio (roubo seguido de morte) contra o casal Jairde Alexandre Martinez, 65 anos, e José Carlos Carrilho Martinez, 69 anos, foi preso pela 2ª Delegacia de Polícia Civil, no município de Dourados, em Mato Groso dos Sul (MS).

O casal foi brutalmente assassinado no dia 11de agosto de 2021, na sede da propriedade rural no município de São José do Rio Claro, em Mato Grosso (MT).

Na época, ao menos oito criminosos invadiram a propriedade, renderam e mantiveram em cárcere privado o casal, enquanto o bando separava cabeças de gado para roubar. As vítimas foram mantidas em cárcere privado e depois mortos de forma cruel.

Após o crime, o suspeito preso em Dourados nessa quinta-feira, 26 de outubro de 2023, estava foragido. Porém, já havia um mandado de prisão preventiva expedido pela justiça do Mato Grosso em seu desfavor. O crimino foi condenado a mais de 50 anos de prisão.

Em Mato Grosso do Sul, ele usava documentos falsos e chegou a integrar uma facção criminosa era um dos responsáveis pelo transporte de drogas do Paraguai para Cuiabá (MT).

Porém, acabou se desentendendo com outros membros da facção e começou a trabalhar em uma fazenda como capataz, até ser preso pela Polícia Civil.

Entenda o caso

Quatro pessoas ficaram baleadas durante uma tentativa de roubo a uma fazenda, no início da noite de quinta-feira (12 de agosto de 2021) em São José do Rio Claro (MT).

 

O proprietário da Fazenda, José Carlos Carrilho Martinez, 69, ou ‘Zé Chinês’, como era conhecido, foi baleado e levado em estado grave para Cuiabá, onde passou por cirurgia. José permaneceu internado por alguns dias, mas não resistiu e morreu.

A esposa do produtor rural, Jairde Alexandre Martinez, 65 anos, infelizmente não resistiu aos ferimentos e faleceu quando recebia atendimento médico ainda em São José do Rio Claro.

Dois dos criminosos trocaram tiros com a polícia e acabaram morrendo no confronto.

Guarnições da Cavalaria e Força Tática da PM frustraram a ação na fazenda, localizada as margens da MT-160, sentido o município de Nova Maringá (MT).

O ROUBO

Por volta das 09h00 da manhã de quarta-feira (11 de agosto de 2021), o casal foi rendido por pelo menos oito criminosos, que chegaram à fazenda fortemente armados.

O casal foi amarrado e sofreu diversas agressões por parte dos suspeitos.

O objetivo do grupo criminoso era roubar gado que pertence às vítimas. Antes da interceptação das equipes da Rotam e Cavalaria da Polícia Militar, os bandidos já havia separado ao menos 60 cabeças de gado que iriam levar.

No decorrer do dia, a PM recebeu informação de que uma picape Mitsubishi L 200, modelo antigo, estava circulando pela cidade com alguns homens em atitude suspeita.

No período da tarde as guarnições interceptaram o veículo em um posto de combustível e prendeu dois dos integrantes da quadrilha. Nesse momento, os bandidos confessaram que estavam na cidade para cometer roubo de gado e que tinham vindo de Chapada dos Guimarães. Para tanto, tiveram apoio de um suspeito (morto no confronto) que era morador de São José do Rio Claro.

Os criminosos confessaram que a outra parte do grupo estava na fazenda separando o gado para levar. Com a dupla, a polícia apreendeu armas de fogo e vários objetos.

Já estava noite quando as guarnições chegaram até a propriedade rural da família Martinez, e lograram êxito em interceptar alguns dos criminosos no pasto, usando a lanterna de um celular.

O suspeito teria investido contra a guarnição, quando iniciou o confronto.

Dois dos suspeitos foram baleados. Com eles, a equipe apreendeu uma pistola 9 mm e uma espingarda calibre 36.

Já no interior da casa, os militares encontrou o casal ferido e amarrado.

Os próprios policiais socorreram todos os feridos para um hospital em São José do Rio Claro. No hospital foi constatada a morte de Ida Martinez e dos criminosos baleados.

José Carlos foi estabilizado e transferido para um hospital em Cuiabá, onde morreu alguns dias depois.

A Polícia Militar e Polícia Civil iniciou uma força-tarefa para localizar os demais criminosos que figuram.

Os proprietários da fazenda são pioneiros em São José do Rio Claro e o crime chocou a cidade.