Acordo na Justiça garante tratamento integral para trabalhador com doença ocupacional em mineradora de Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Acordo na Justiça garante tratamento integral para trabalhador com doença ocupacional em mineradora de Mato Grosso
Acordo na Justiça garante tratamento integral para trabalhador com doença ocupacional em mineradora de Mato Grosso

Em um desfecho positivo para um trabalhador que sofria com uma doença ocupacional, a Justiça do Trabalho de Mato Grosso firmou um acordo que garante o custeio integral do seu tratamento médico por um ano. O acordo, firmado em junho deste ano, altera a sentença proferida em novembro de 2019 e representa um marco na luta por justiça e dignidade para os trabalhadores que adoecem em decorrência do trabalho.

O trabalhador, que atuava em uma mineradora na região de Pontes e Lacerda, desenvolveu uma doença ocupacional na coluna devido aos movimentos repetitivos que precisava realizar durante a coleta de amostras de rochas. A função exigia que ele transportasse os materiais em sacos até uma mesa, em um ciclo que se repetia 72 vezes por dia. As fortes dores na coluna o levaram a buscar ajuda médica e, por recomendação, ele teve que mudar de função até ser dispensado da empresa.

Em 2019, a Vara do Trabalho de Pontes e Lacerda proferiu uma sentença que condenava a mineradora a custear 4% das despesas com médicos, remédios e fisioterapia. No entanto, a decisão não se mostrou eficaz, pois o trabalhador não tinha condições de arcar com os custos iniciais do tratamento e esperar pelo reembolso.

Diante da ineficiência da sentença original, o processo foi incluído na pauta de conciliação da juíza Karine Bessegato. Após meses de negociação, com o apoio da conciliadora Manaíra Rios e das advogadas das partes, foi firmado um acordo que garante ao trabalhador um valor suficiente para custear o tratamento médico integral por um ano na rede particular. Com a assinatura do acordo, o processo será arquivado.

Para a advogada do trabalhador, Fabiane Battistetti, o acordo representa uma vitória importante, pois garante o acesso do trabalhador ao tratamento que ele precisa e evita anos de espera por reembolso de apenas 4% das despesas. Ela ressalta a importância do diálogo e da conciliação para alcançar soluções justas para todas as partes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A conciliadora Manaíra Rios também destaca o papel fundamental das advogadas e da empresa na busca por um acordo justo. “A advogada do trabalhador auxiliou nas tratativas, buscando orçamentos de tratamentos médicos para parametrizar os valores do acordo. A empresa também demonstrou compreensão da situação e da importância de garantir o tratamento ao trabalhador”, afirma.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).