60% das pessoas que morreram de Covid-19 em MT tinham hipertensão ou diabetes

Fonte: Kethlyn Moraes, G1 MT

1 414
Foto: Tchélo Figueiredo - Secom/MT

O Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES) aponta que em 60% das mortes por Covid-19 em Mato Grosso, o paciente tinha também hipertensão ou diabetes. Em alguns casos, ele tinha as duas doenças.

Mato Grosso registrou, até o último domingo (24), 40 mortes pela doença, segundo o boletim da SES. Destas, apenas três vítimas não possuíam nenhuma outra comorbidade. Três casos ainda estão em investigação. Ou seja, 85% dos pacientes sofriam com outras comorbidades.

Do total, 24 pacientes possuíam hipertensão ou diabetes. As outras comorbidades mais comuns foram a obesidade (9), cardiopatia (7) e doença renal (4).

Além dessas, também foram a óbito pacientes com câncer, neoplasia e hepatopatia.

Até o último domingo, foram notificados 1.464 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso. As últimas três mortes envolveram dois residentes de Cuiabá e uma de Cotriguaçu.

Dos 1.464 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 844 estão em isolamento domiciliar e 460 estão recuperados. Há ainda 120 pacientes hospitalizados, sendo 58 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 62 em enfermaria.

Considerando o número total de casos, 50,3% dos diagnosticados são do sexo feminino e 49,7% masculino; além disso, 427 pacientes têm faixa-etária entre 31 a 40 anos.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!