Uma ação conjunta das forças de segurança de Mato Grosso, Polícia Federal e Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, no início da tarde de ontem, sexta-feira (05.06), uma aeronave com mais de 490 quilos de cocaína. A droga foi carregada na Bolívia e o piloto não tinha plano de voo autorizado.
A aeronave adentrou o território mato-grossense e quando passava por Primavera do Leste (a 242 km ao Sul de Cuiabá), foi dada ordem de descida, o que foi descumprido. Neste instante, um tucano, A-29 da FAB começou a seguir e, somente no município de Fernandópolis, em São Paulo, que o piloto pousou a aeronave.
A suspeita é de que o avião teria saído do Pará, pousado para carregar o entorpecente em Mato Grosso e decolado em seguida.
Os suspeitos e os bens apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal em Jales, Estado de São Paulo. Os presos devem responder por tráfico internacional. Não há informações sobre qual era o destino da aeronave.
A ação contou com o trabalho do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron-MT) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).