Durante cerimônia de posse do novo plenário do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT), nesta segunda-feira (4), o enfermeiro Antônio César Ribeiro, reeleito presidente da instituição para os próximos três anos, apontou o descaso sofrido pela profissão ao citar os 37 óbitos de profissionais de enfermagem vítimas de Covid-19 em Mato Grosso.
A mais recente foi a técnica de enfermagem Francieli Pereira, de Tangará da Serra, 32 anos, falecida no último sábado (2). “Eu atribuo estas perdas ao descaso com o qual esta profissão sempre foi tratada historicamente neste Estado e neste país. Não precisamos lembrar das condições de trabalho, da necessidade do multiemprego, dos baixos salários “, disse ele.
O presidente salientou a importância de estar à frente da autarquia neste momento histórico. “Não tem como não ficar emocionado ao lembrar da responsabilidade que nos foi conferida através do voto para a condução desta casa num contexto extremamente delicado”, disse ele, comovido.
Tomaram posse 18 conselheiros eleitos em novembro pela categoria, dos quais 5 titulares e 5 suplentes do quadro I (enfermeiros) e 4 titulares e 4 suplentes dos quadros II e III (técnicos e auxiliares de enfermagem), os quais nas eleições representaram a chapa”Coren-MT Vivendo Novos Caminhos”.
A gestão se estende de 2021 a 2023. Ribeiro se disse honrado e agradeceu a confiança da categoria e dos conselheiros. Ele avaliou que o grupo se fortaleceu durante a crise instaurada com a pandemia e alcançou resultados para além das metas estabelecidas. E salientou a importância de que as ações do conselho tenham como meta principal a valorização da profissão.
“Serão três anos de grandes desafios, como todos os que temos passado, de uma gestão que chegou para fazer mudanças profundas no conselho e ganhou a simpatia da profissão. O conselho é da enfermagem e deve viver em função dela”.
A cerimônia aconteceu na manhã desta segunda (4) no Hotel Fazenda Mato Grosso, reunindo os atuais conselheiros e um pequeno grupo de convidados, em respeito às normas de distanciamento social.
Além da posse dos conselheiros, ocorreu também a eleição da diretoria e a escolha dos delegados regionais da autarquia.
Um dos destaques foi a pluralidade do novo plenário, que conta com representantes dos diferentes regionais. “Foi uma tarefa difícil, mas conseguimos fazer chegar nosso conselho a todas as regiões do Estado. Estamos felizes pelo resultado da eleição. É uma tarefa complexa ser diretoria do conselho, mas faremos isso com muita responsabilidade e afinco, contem sempre comigo”, disse a enfermeira Lígia Arfeli, reeleita como conselheira secretária da autarquia.
“Com esse plenário, alcançamos hoje representação de todas as regiões do Estado, como pleiteamos durante três anos”, comemorou o técnico de enfermagem Rodrigo Machado, que foi reconduzido ao cargo de tesoureiro.
Confira os eleitos
QUADRO I
1.TITULARES:
1.1.Antônio Cesar Ribeiro
1.2.Lígia Cristiane Arfeli
1.3.Vinicius de Mello Bergano
1.4.Ana Carolina Haddad Marcos Camargo
1.5.Leocarlos Cartaxo Moreira
2.SUPLENTES:
2.1.Delaine Helene Nogueira Noya
2.2.Moaby Ferreira da Silva
2.3.Marcos Andre Tavares Uriel
2.4.Elis Fernanda de Mello Silva
2.5.Carmen Lúcia Camargo Tanaka
QUADROS II/III
1.TITULARES:
1.1.Rodrigo Paulo Machado
1.2.Ereni Dias de Souza
1.3.Carlito Domingos Silva
1.4.Neide Alves de Almeida Pinho
2.SUPLENTES:
2.1.Eva Raimunda de Oliveira
2.2.Luciana da Costa
2.3.Emiliana Benedita da Costa Conceição
2.4.Hélia Rubia Alves de Oliveira