A taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas, pactuadas para covid, está em 87%, tendo apenas dois leitos disponíveis em Mato Grosso.
A informação consta no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desta segunda-feira (25). Mato Grosso tem apenas 15 leitos para tratamento de covid em crianças e 13 crianças internadas.
Essas UTIs atendem pacientes a partir dos 29 dias de vida até os 14 anos, mas pode ser estendido até os 18 anos, de acordo com as normas de cada hospital.
As 15 UTIs pediátricas pactuadas estão no Hospital de Referência contra Covid-19, em Cuiabá e também há alguns leitos pediátricos no Hospital Júlio Müller, mas não são pactuados para tratar da doença.
Já as UTIs para adultos estão com ocupação de 67,67%. Há um total de 414 UTIs pactuadas para covid e restam apenas 129 leitos disponíveis.
A covid já matou 4.993 mortes pela covid e 209 mil pessoas foram infectadas pelo vírus. O boletim da SES não mostra quantas crianças perderam a vida para a doença.