Quatro jogos movimentaram a décima rodada da Série C neste sábado (11). Com destaque para os triunfos de Ypiranga-RS, São José-RS e Manaus-AM, que seguem firme na briga por uma vaga na segunda fase da competição. No outro confronto do dia, Atlético-CE e Vitória-BA ficaram no 1 a 1. Veja como foi:
Brasil-RS 0 x 2 Ypiranga-RS
O duelo gaúcho começou com o time visitante largando na frente logo aos sete minutos, com Vitinho. O camisa 11 recebeu na esquerda livre de marcação e bateu direto para o fundo das redes. Em vantagem, o Ypiranga controlou o ritmo do jogo nos minutos seguintes e teve boa oportunidade para ampliar em lance de Jonh Lennon. Do outro lado, o Xavante chegou com perigo pelos pés de Paulo Victor, que desperdiçou boa chance na cara do gol, em finalização de Marcelinho, que carimbou o poste e em arremate de Jonatha Carlos, que passou rente ao poste. No segundo tempo, o duelo seguiu movimentado. Enquanto o time da casa assustou novamente com o trio Jonatha Carlos, Paulo Victor e Marcelinho. O Canarinho quase anotou o segundo com Vitinho e nas finalizações de Jackson. Mas foi Gustavo Nogy, nos acréscimos, que selou o triunfo dos visitantes no Bento Freitas.
Com o resultado, o Ypiranga chegou aos 16 pontos e entrou no G-8, enquanto o Brasil-RS é o lanterna, com seis pontos.
São José-RS 4 x 0 Floresta-CE
O jogo começou em ritmo acelerado no Francisco Novelletto. Enquanto Thayllon e Sillas chegaram com perigo para o time da casa, Rafael Luz e principalmente Luan Louza assustaram para o Floresta. Até que, aos 22, após cobrança de escanteio, Marco aproveitou a sobra para colocar o Zeca em vantagem. O Verdão tentou responder em mais uma finalização de Luan e em arremate de Fabio. Mas foi de novo o São José que balançou as redes. Aos 36 minutos, Crystopher soltou uma bomba sem chances de defesa. Depois do intervalo, os mandantes aproveitaram contra-ataque, na marca dos 14 minutos, para fazer o terceiro com Sillas. Com o placar adverso, o Floresta foi para o tudo ou nada, mas não conseguiu ser efetivo no ataque. E, já na marca dos 44, Matheus Monteiro recebeu bom passe de Mazola, limpou a marcação e bateu com categoria para fechar a goleada: 4 a 0.
O triunfo em casa deixa o São José com 16 pontos e na sexta posição. Já o Verdão segue na 14ª colocação, com dez pontos.
Campinense-PB 1 x 2 Manaus-AM
Mandante da partida, o Rubro-Negro abriu a contagem no Amigão, logo na primeira boa oportunidade. Aos 13 minutos, em jogada bem trabalhada no ataque, Filipe Ramon fez o levantamento da medida para Olávio testar para o fundo das redes. Depois do gol, o Manaus pisou no acelerador e foi em busca do empate, que veio, aos 28 minutos, com Claudinho. Tentando uma resposta rápida, o Campinense voltou a ter boa chance, dessa vez com Dione, mas Matheus Inácio apareceu para salvar os visitantes. Depois do intervalo, o time da casa tomou conta do segundo tempo e acumulou chances com Luiz Fernando, Dione, Hugo Freitas, Jeferson Lima e Pedro Henrique. No entanto, tanto o goleiro adversário quanto a falta de pontaria atrapalharam os planos do Rubro-Negro. E foi aí que a máxima do “quem não faz, leva” se fez presente. E, já na marca dos 45 minutos, Alvinho aproveitou contra-ataque de almanaque para garantir o triunfo esmeraldino.
Com a virada fora de casa, o Manaus voltou a vencer na Série C, chegou aos 16 pontos e segue na nona posição. Enquanto o Campinense tem nove pontos e entrou no Z-4.
Atlético-CE 1 x 1 Vitória-BA
A primeira chance do jogo foi do time da casa em finalização de Vanderlan. Mas, nos minutos seguintes, foi o Vitória que acumulou chances com Gabriel Santiago, Rafinha, e Sánchez. Até que, aos 31 minutos, Alemão recuperou a posse, a bola ficou com Rafinha, que saiu em velocidade, tabelou com lateral e bateu sem chances de defesa: 1 a 0. Do outro lado, o Atlético quase chegou ao empate com Lucas Bessa, que parou no xará Lucas Arcanjo. Mas, aos 40, o goleiro do Leão nada pôde fazer diante da finalização de Caio Aracaú, após cobrança de escanteio, Ryan fez o desvio e o camisa 3 pegou de primeira para igualar o marcador em Fortaleza. Na volta do intervalo, o Atlético passou a jogar com a menos após expulsão de Vanderlan. Em vantagem numérica, o Vitória ditou o ritmo da partida, mas criou pouco e não conseguiu transformar o domínio em bola na rede.
A igualdade mantém o Atlético na 18ª posição, agora com nove pontos. Enquanto o Leão tem 11 e aparece na 12ª colocação.