O novo comandante da equipe do Grêmio foi apresentado oficialmente na manhã desta terça-feira (15), no CT Luiz Carvalho, pelo presidente Romildo Bolzan e o diretor de futebol Sérgio Vazques. Roger Machado, ídolo gremista de inúmeras conquistas como jogador e em sua segunda passagem como treinador, terá a missão de guiar o Tricolor nos próximos desafios da temporada e assina contrato até o final de 2022.
O mandatário gremista começou agradecendo pela importante reponsabilidade assumida e deu as boas-vindas ao novo treinador. Em sua primeira manifestação como técnico do Grêmio, Roger Machado falou sobre o momento de voltar ao Clube com mais experiência na carreira:
– Desejei muito este momento, são anos de futebol com muita ligação no Clube. Mais experiente, mais maduro e pronto para poder contribuir. Tenho certeza que seremos felizes. Vamos precisar contar com o torcedor, que é muito próximo do Grêmio. É um momento muito feliz na minha trajetória, é bom poder voltar pra casa, disse o treinador.
Sobre o período que absorveu conhecimento no intervalo de sua primeira passagem como treinador, Roger avaliou como uma soma de possibilidades para aprimorar seu trabalho:
– As minhas ideias continuam sempre em transformação, a gente precisa estar atualizado, mas o futebol em sua essência é o mesmo. Temos que criar uma equipe competitiva e organizada, que o torcedor se sinta representado pelo seu time. São sete anos e eu estou voltando ao Clube com mais maturidade e na minha opinião, mais preparado.
Após a entrevista coletiva, Roger Machado já seguiu para o treinamento desta manhã com o grupo de jogadores.
Roger chega ao Grêmio junto com Roberto Ribas e James Freitas como auxiliares; Paulo Paixão, como Coordenador de Preparação Física, e Jussan Anjolin como Analista de Desempenho.
Ficha técnica:
Roger Machado Marques, 46 anos, tem uma forte identificação com o Tricolor. Já defendeu o Clube como jogador conquistando a Libertadores de 1995, a Recopa Sul-Americana de 1996, o Campeonato Brasileiro de 1996, a Copa do Brasil em três oportunidades (1994, 1997 e 2001), além de quatro campeonatos estaduais (1995, 1996, 1999 e 2001). Na casamata, foi auxiliar técnico de 2011 a 2013, tendo inclusive assumido a função de técnico interino em algumas oportunidades. No dia 26 de maio de 2015, foi anunciado como técnico do Grêmio e teve participação fundamental na montagem da equipe que veio a conquistar títulos na sequência. Oficialmente, como comandante do Grêmio, Roger possui 101 jogos, com 52 vitórias, 22 empates e 27 derrotas, um aproveitamento de 58,7%. Como treinador, conquistou o Campeonato Baiano, pelo Bahia, e o Campeonato Mineiro à frente do Atlético.