A Unidos da Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (18), após a apuração das notas do Grupo Especial realizada na Cidade do Samba, na região central da capital fluminense.
A escola alcançou 270 pontos, garantindo a liderança. Na segunda colocação ficaram Beija-Flor e Vila Isabel, ambas com 269,9 pontos. O pódio foi completado por Salgueiro (269,7), Imperatriz Leopoldinense (269,4) e Mangueira (269,2). As seis agremiações voltam à Marquês de Sapucaí no próximo sábado (21), no tradicional Desfile das Campeãs.
A apresentação da Viradouro levou à avenida o enredo Para cima, Ciça!, uma homenagem aos 70 anos de Moacyr da Silva Pinto, o Ciça, considerado o mestre de bateria mais longevo em atividade no samba.
Durante o desfile, o homenageado participou da comissão de frente e do último carro alegórico, conduzindo os ritmistas. Ao longo da carreira, Ciça também comandou baterias da Unidos da Tijuca, Grande Rio, União da Ilha e Estácio de Sá, onde iniciou sua trajetória em 1988.
Reconhecido pelas marcantes paradinhas, o mestre esteve à frente da percussão em dois dos três títulos recentes da Viradouro, conquistados em 2020 e 2024, além do campeonato da Estácio de Sá em 1992.
Com o resultado, a escola de Niterói chega ao quarto título de sua história, repetindo a conquista obtida em 2024. No ranking geral, a Portela segue como a maior campeã, com 22 vitórias, seguida pela Mangueira (20) e pela Beija-Flor (15).
Na parte inferior da tabela, a Acadêmicos de Niterói foi rebaixada para a Série Ouro ao somar 264,6 pontos. A escola apresentou o enredo Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil. A agremiação que ocupará sua vaga no Grupo Especial será definida após a divulgação do resultado da Série Ouro, prevista para quinta-feira (19).
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.