Brics impulsiona festival de cinema em Fortaleza

A nova edição do festival reúne produções de sete países em uma programação gratuita com filmes, painéis e encontros sobre audiovisual.

Fonte: CenárioMT

Brics impulsiona festival de cinema em Fortaleza
Brics impulsiona festival de cinema em Fortaleza - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A nona edição do Festival de Cinema do Brics começa nesta sexta-feira em Fortaleza e segue até domingo, reunindo sessões gratuitas de filmes, debates e encontros institucionais entre representantes do audiovisual dos países participantes.

A aliança Brics reúne economias emergentes como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de integrações mais recentes como Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Indonésia.

[Continua depois da Publicidade]

A programação inclui 16 títulos entre longas e curtas de ficção, documentário e animação, com produções recentes de Brasil, China, Índia, África do Sul, Rússia, Indonésia e Emirados Árabes Unidos.

A entrada é gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes de cada sessão na bilheteria física do Cinema do Dragão.

[Continua depois da Publicidade]

A abertura acontece no Centro Dragão do Mar, às 19h, com a exibição do longa cearense Morte e Vida Madalena, dirigido por Guto Parente. A obra acompanha uma produtora de cinema que enfrenta simultaneamente o luto pelo pai, a gravidez avançada e a condução de uma ficção científica repleta de contratempos.

Também está prevista a pré-estreia do documentário Guarde o Coração na Palma da Mão e Caminhe, dirigido por Sepideh Farsi, que registra a conexão da realizadora com uma mulher palestina em Gaza que documenta a rotina sob bombardeios.

Pela manhã, o festival promove painéis dedicados a estratégias de cooperação internacional e fortalecimento de políticas públicas voltadas ao audiovisual.

Festival

A edição deste ano é organizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, reforçando o intercâmbio cultural entre países do Sul Global e ocorrendo simultaneamente ao Mercado das Indústrias Criativas do Brasil.

Criado em 2016, o Festival de Cinema do Brics é itinerante e realizado pelo país que assume a presidência do bloco. A edição brasileira de 2025 integra as ações da Presidência Pro Tempore do Brasil, reforçando o compromisso com a ampliação das relações culturais.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada. Envie suas sugestões para o email: [email protected]