Mato Grosso registra maior crescimento no consumo de energia elétrica do país em março

Maior parte do insumo foi destinado ao mercado regulado, que atende pequenas empresas, comércio e residências. O avanço tem relação com temperaturas mais elevadas na região, aponta CCEE

Fonte: da Redação

mato grosso registra maior crescimento no consumo de energia eletrica do pais em marco 1129656

O consumo de energia elétrica em Mato Grosso aumentou 10% em março, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados preliminares da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica — CCEE. Foi a maior taxa do país, seguida por Rondônia (9%) e Goiás (7%).

No estado, foram consumidos 1.254 megawatts médios e a maior parte, quase 80%, foi utilizada pelo mercado regulado, que atende pequenas empresas, o comércio e as residências. A demanda desse segmento também avançou 10% na comparação anual, resultado de temperaturas mais elevadas na região, que estimularam, por exemplo, maior uso de ventiladores ou aparelhos de ar-condicionado.

O restante foi destinado ao mercado livre, que fornece energia elétrica para a indústria e grandes empresas, como shoppings e redes de varejo. Quase todos os 15 ramos de atividade econômica monitorados pela CCEE na região aumentaram a demanda no último mês, com destaque para os setores de serviços (41%), comércio (27%) e minerais não-metálicos (22%).

Apenas os segmentos de metalurgia e de veículos tiveram recuo, de 6% e 3%, respectivamente.

Sobre a CCEE

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado. A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia – no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo – por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo).

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.