Free shop deve impulsionar comércio e turismo em Cáceres com isenção de ICMS

Nova lei sancionada regulamenta a instalação de lojas francas em Cáceres, com isenção de ICMS e contrapartida social de 5%.

Fonte: CenárioMT

Free shop deve impulsionar comércio e turismo em Cáceres com isenção de ICMS
Free shop deve impulsionar comércio e turismo em Cáceres com isenção de ICMS - Foto: SEFAZ

Durante a sanção da lei que institui o Regime Cidades Gêmeas e regulamenta a instalação de free shop em Mato Grosso, a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, classificou a medida como um marco histórico para o município.

Segundo ela, a abertura das lojas francas trará um novo impulso ao comércio local, ao turismo e à capacidade de investimento da população. “Agora vamos ter mais um incentivo, uma largada para que os nossos comerciantes, a nossa população possa, ao mesmo tempo, ter condições de investir, comprar e atrair turistas”, afirmou.

[Continua depois da Publicidade]

O governador Mauro Mendes reforçou a importância do projeto, destacando que “o free shop é um excelente negócio em qualquer lugar do mundo” e deve colaborar com o desenvolvimento econômico de Cáceres, assim como a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e o turismo da região.

A nova legislação concede isenção do ICMS sobre produtos comercializados em lojas francas localizadas em cidades da faixa de fronteira, como é o caso de Cáceres, que faz divisa com San Matías, na Bolívia. O município é atualmente o único de MT reconhecido pelo Governo Federal como “cidade-gêmea”.

[Continua depois da Publicidade]

Além da isenção, as empresas deverão recolher 5% do valor das vendas ao Fundo de Apoio às Ações Sociais de Mato Grosso (FUS-MT), com investimentos direcionados para áreas como educação, qualificação profissional e assistência social.

O deputado estadual Valmir Moretto elogiou a inclusão da contrapartida social e a proposta de fomentar investimentos na região Oeste. Já o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, ressaltou que a medida é uma estratégia de desenvolvimento regional, combinando incentivos fiscais com retorno direto à sociedade.

O que são free shops?

Free shops são estabelecimentos autorizados a vender produtos importados sem a cobrança de tributos como ICMS, PIS e Cofins. Comuns em aeroportos e zonas de fronteira, visam atender turistas e viajantes.

Limites de compra

Segundo a Receita Federal, cada pessoa física poderá comprar até US$ 500 por mês, por CPF, em produtos isentos, desde que a compra seja presencial. Há também limites de quantidade para itens como bebidas alcoólicas e cigarros, e menores de 18 anos estão proibidos de adquirir esses produtos.

Operações com isenção de ICMS

A lei prevê a isenção em três casos:

  • Saída de produtos da indústria diretamente às lojas francas;
  • Entrada de produtos importados para comercialização nas lojas francas;
  • Venda direta ao consumidor em viagem internacional.

Critérios para funcionamento

Empresas que desejam operar como loja franca precisam seguir regras da Receita Federal, como estar em cidade-gêmea, obter autorização específica, manter sistema integrado de estoque e respeitar os limites legais de venda. Vendas a outras empresas são proibidas.

Mais informações podem ser encontradas no portal oficial da Receita Federal.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-vitor
Criador de conteúdo especializado em jogos, tecnologia e notícias de Mato Grosso, é redator no CenárioMT e atua também como analista de TI. Desenvolve projetos de game design no tempo livre. Contato para pautas sobre Mato Grosso: [email protected]