Com COP30, hospedagem em Belém dispara 155% em novembro

Os preços de hospedagem e passagens aéreas em Belém registraram aumentos expressivos em novembro, refletindo o impacto da COP30 na cidade.

Fonte: CenárioMT

Com COP30, hospedagem em Belém dispara 155% em novembro
Com COP30, hospedagem em Belém dispara 155% em novembro - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Em Belém, o custo da hospedagem mais que dobrou em novembro, registrando alta de 155,24% em comparação a outubro. As passagens aéreas também subiram, com aumento de 25,32% na capital paraense.

Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado pelo IBGE, considerado a prévia da inflação oficial do país.

[Continua depois da Publicidade]

O aumento nos preços de reservas e bilhetes de avião elevou a prévia da inflação em Belém para 0,67%, a maior entre as 11 regiões pesquisadas, mais de três vezes acima da média nacional, que foi de 0,20%.

A alta está ligada à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), encerrada em 22 de novembro, e à Cúpula do Clima realizada nos dias 6 e 7, eventos que reuniram líderes internacionais na cidade.

[Continua depois da Publicidade]

Em 12 meses, os preços de hospedagem na Grande Belém subiram 204,63%, muito acima da média nacional de 12,71%. Em São Paulo, por exemplo, a alta foi de 4,48% no mês e 10,86% em 12 meses.

Peso regional

Segundo o IBGE, a inflação na região metropolitana de Belém representa 4,46% do índice nacional, enquanto a Grande São Paulo tem peso de 33,45%. Isso significa que impactos semelhantes em São Paulo teriam efeito muito maior na inflação geral.

O professor de economia Gilberto Braga, do Ibmec-RJ, afirma que mesmo com a COP30 concentrada em Belém, o efeito inflacionário se espalha pelo país.

“Mesmo sendo uma ponta de malha de viagem, quem não viaja para Belém também é impactado pelas conexões em outros aeroportos que funcionam como hub”, explicou Braga.

Ele reforça que a COP30 contribuiu para elevar a prévia da inflação medida pelo IPCA-15.

IPCA cheio

A pesquisa de preços do IPCA-15 cobriu o período de 14 de outubro a 13 de novembro, portanto não contemplou toda a realização da COP30.

O IPCA completo de novembro, que inclui todo o período do evento, será divulgado em 10 de dezembro.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada. Envie sua sugestão para o e-mail [email protected]