Qualquer um pode ter uma barriga inchada . Após uma refeição pesada ou a ingestão de certos alimentos, forma-se gás no intestino e ocorre distensão abdominal . Na maioria das vezes, é acompanhado por uma sensação de peso, flatulência e dor.
No entanto, existem pessoas cuja barriga incha todos os dias . Nesses casos, desde que não haja doença que explique o inchaço, os motivos podem ser encontrados em nossos hábitos. O sono, por exemplo, pode desempenhar um papel.
Mesmo que durma oito horas, se o seu sono não for reparador e prevalecer o sono leve (você saberá disso porque acordará mais cansado), a longo prazo estará mais propenso a problemas metabólicos . Por exemplo, aumenta o risco de obesidade e diabetes. Além disso, a falta de sono causa um aumento nos hormônios relacionados ao estresse, que, por sua vez, podem influenciar no acúmulo de gases na barriga.
Solução : se você acha que é devido ao estresse, tente encontrar soluções naturais para combatê-lo. Por exemplo, tome plantas relaxantes como maracujá ou valeriana e siga uma boa rotina para dormir melhor. Você também pode recorrer à melatonina, especificamente, existem dispensações que são absorvidas mais rapidamente, como a melatonina sublingual da Aquilea.
Talvez você devesse assistir menos TV…
A esta altura, você já conhece os efeitos nocivos de um estilo de vida sedentário na sua saúde. Mas o que você pode não saber é que também é o aliado perfeito para gases, retenção de líquidos e barriga inchada. Conclusão: você deve se exercitar.
Solução : Você não precisa ir à academia para se manter ativo. Todos os dias lhe dá muitas oportunidades para se exercitar. Use as escadas, pegue um aparelho para pedalar enquanto assiste TV, faça compras e evite compras online.
Comer rápido e errado
Além de fazer você acumular mais gases , você notará isso porque sua barriga vai inchar. Também fará com que você coma mais, pois seu cérebro não perceberá que está cheio.
Solução : Aprender a comer devagar e mastigar bem a comida é a arma mais eficaz na guerra contra o gás. Você pode praticar a alimentação consciente, ou seja, observar a comida que vai colocar na boca, saboreá-la, tentar distinguir os sabores… É difícil no começo, mas com o tempo você vai fazendo sem perceber.
Muito brócolis, repolho ou lentilha?
Apesar de serem muito saudáveis, também incham mais , já que nosso corpo demora mais para digeri-los e, devido à sua composição (olissacarídeos), tendem a produzir mais gases.
Solução : um truque para saborear um bom prato de lentilhas ou feijão sem dar gases é deixá-los de molho por mais de 24 horas ou cozinhá-los com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Quanto aos legumes, cozinhe-os mais.
Você vai com a fibra?
A fibra é boa. Não há duvidas. Mas em excesso, principalmente se seu corpo não estiver preparado, causará gases e até alterações no ritmo intestinal, como diarreia. A recomendação é que você tome aproximadamente 25-30 gramas de fibra por dia.
Solução : Para saber se você está consumindo as quantidades ideais de fibras, siga uma dieta mediterrânea. Por exemplo, coma uma fatia de pão integral no café da manhã, inclua uma porção de vegetais ou leguminosas no almoço e no jantar e coma entre dois e três pedaços de frutas por dia. Esta regra também irá ajudá-lo a perder peso.
Você tem intolerância ao glúten e não sabe
O glúten é um conjunto de proteínas encontradas em alimentos como o trigo ou seus derivados. Há pessoas que não conseguem digeri-lo e sofrem de intolerância ou sensibilidade ao glúten ou doença celíaca. Um dos seus sintomas é a distensão abdominal, juntamente com outros como diarreia ou prisão de ventre, problemas nas articulações, dores nos ossos, dores de cabeça, etc.
Solução : ao sofrer deste distúrbio, o glúten deve ser eliminado da dieta. Mas antes de fazer isso, você deve consultar um médico que fará diferentes testes para diagnosticá-lo. Se confirmado, você precisará seguir uma dieta especial.
Intolerância à frutose
O açúcar (ou frutose) é outra substância à qual muitas pessoas desenvolvem intolerância. Um tipo comum de intolerância é a sensibilidade a carboidratos, como oligossacarídeos fermentáveis, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis. Eles fazem parte de um grupo chamado FODMAP que causa má digestão e barriga inchada .
Solução : Fale com o seu médico, que irá testá-lo para intolerância à frutose. É simples, mas um pouco chato, já que deve ficar alguns dias sem comer um tipo de alimento. Se der positivo, você terá que marcar uma consulta com o nutricionista para colocá-lo em uma dieta baixa em FODMAP. Lembre-se que você não deve retirar alimentos sem orientação médica.
Intolerância a lactose
As pessoas que sofrem dessa intolerância não conseguem digerir o açúcar (lactose) em alimentos como o leite ou seus derivados, pois não possuem uma enzima, a lactase, responsável pela assimilação da lactose. Quando isso ocorre, o açúcar chega intacto ao intestino e acaba gerando gases. Resultado: barriga inchada, desconforto, dor abdominal , gases e desconforto.
Solução : A intolerância à lactose é muito mais fácil de lidar, pois agora existem muitos produtos que têm adição de lactase, a enzima que falta, para que você possa comer os mesmos alimentos que o resto da população. Além disso, você pode encontrar suplementos alimentares com a mesma finalidade. Claro, evite se encher de laticínios e derivados. A goma de mascar, mesmo que não seja ingerida ou contenha açúcar, é inimiga da barriga lisa. Ao mastigá-lo, o corpo aspira ar, o que causa um estômago inchado e muito desconforto.
Constipação
Quando o corpo não consegue passar pelas fezes, ele permanece no cólon, intestino delgado e estômago, esticando-se e levando ao acúmulo de gás .
Solução : a melhor maneira de prevenir é garantir a quantidade recomendada de fibra por dia (25-30 gramas). E, fundamentalmente, você tem que beber entre seis e oito copos de água e se exercitar. Mover os músculos ajuda a acelerar o ritmo intestinal.
Sua menstruação vai chegar?
A síndrome pré-menstrual (TPM) é outro ‘culpado’ do inchaço abdominal. Além dos outros sintomas que, sem dúvida, você vai odiar, como falta de concentração, memória ou irritabilidade. Quem é o responsável por este ‘caos’? Obviamente seus hormônios.
Solução : Há pouco que você possa fazer contra a TPM, mas pode aliviar os sintomas. Na segunda metade do ciclo, que é quando geralmente aparece, aumente o exercício físico, a ingestão de líquidos (de preferência água) e procure comer mais leve. Você pode tomar preparações de óleo de prímula, Ginko biloba ou chasteberry e fazer massagens abdominais.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!