Preparem os casacos! O aumento do calor na Antártida está prestes a trazer um frio inesperado para o Brasil. De acordo com a Climatempo, isso é resultado de um aquecimento súbito atmosférico, um evento raro que ocorre na região polar do mundo.
O que acontece é que uma camada específica da atmosfera se aquece rapidamente e de maneira significativa. Esse aquecimento, geralmente observado na estratosfera, enfraquece os ventos que saem da Antártica, permitindo que o ar frio chegue às regiões tropicais mais facilmente. Embora seja mais comum no Hemisfério Norte, esse fenômeno raro pode causar mudanças significativas no clima do Hemisfério Sul.
“Esses episódios de aquecimento estratosférico súbito podem mudar a Oscilação Antártica para uma fase negativa. No Hemisfério Sul, isso pode afetar áreas da América do Sul, Sul da África, Austrália e Nova Zelândia com incursões de ar polar mais intenso e aumento da chuva em algumas regiões”, explica a MetSul.
Efeitos do Aquecimento Súbito Atmosférico: Frio no Brasil
Prepare-se, porque o calorão dos últimos dias está com os dias contados! Segundo a Climatempo, as temperaturas devem cair neste segundo final de semana de agosto, principalmente entre sábado e domingo (11). A mudança começa já na quinta-feira (8), quando uma frente fria chega pelo continente e atinge Mato Grosso e partes da região Sul. No fim de semana, o frio deve tomar conta de toda a região Sul, Sudeste (exceto o norte de Minas Gerais) e Centro-Oeste (exceto o norte do Mato Grosso).
Se o inverno não foi suficiente para tirar os casacos do armário, este evento raro pode ser a desculpa perfeita para finalmente se aquecer. A natureza sempre encontra um jeito de nos surpreender!