O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta-feira (27) o envio de tropas federais para reforçar a segurança do primeiro turno das eleições de outubro. A medida contempla municípios de cinco estados: Tocantins, Piauí, Ceará, Acre e Rio de Janeiro.
O TSE ainda não informou quais municípios receberão o reforço nem a quantidade de militares que será deslocada para cada localidade.
A solicitação foi feita pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) e recebeu o aval dos respectivos governos estaduais. O pedido de tropas federais ocorre quando um município comunica à Justiça Eleitoral que não possui efetivo policial suficiente para assegurar a normalidade do processo eleitoral.
A logística para o deslocamento e a atuação das tropas ficará sob responsabilidade do Ministério da Defesa.
Eleições de outubro
O primeiro turno das eleições está marcado para 4 de outubro. Na ocasião, os eleitores escolherão deputados federais, deputados estaduais e distritais, governadores, senadores e o presidente da República.
O segundo turno ocorrerá em 25 de outubro e poderá ser realizado nas disputas para presidente e governador. A nova votação será necessária quando nenhum candidato alcançar mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno, sem considerar os votos brancos e nulos.
Segundo o TSE, 158 milhões de eleitores estarão aptos a votar nas eleições.
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.