Senado 2026: Janaina Riva nega ‘imposição’ de suplência e rebate declarações de Galvan

A parlamentar afirma que o debate sobre coligações e suplentes só deve ocorrer após o fechamento da janela partidária, em abril.

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) veio a público negar qualquer interferência na crise interna do Democracia Cristã (DC) em Mato Grosso, que resultou na saída do produtor rural Antônio Galvan da sigla. Janaina classificou como “surpresa” a informação de que sua chapa teria sido o pivô do desentendimento.

“Nunca entraram em contato comigo. Soube disso pela imprensa. Nem com o Galvan, nem com ninguém próximo a ele”, afirmou a deputada.

O Ponto da Discórdia: A Suplência

Janaina nega ter articulado ‘expulsão’ de Galvan do DC.

A polêmica começou quando Galvan oficializou sua saída do DC, alegando que a presidência nacional do partido impôs uma condição para sua permanência: ele deveria desistir da candidatura ao Senado para ser primeiro suplente de Janaina Riva ou disputar uma vaga na Câmara Federal.

Galvan e sua esposa, Paula Boaventura (que presidia o DC no estado), rejeitaram a proposta, alegando que o foco do produtor é representar a direita conservadora no Senado, defendendo pautas como a anistia aos condenados pelo 8 de janeiro.

Janaina Riva enfatizou que não pretende excluir nenhum partido do seu arco de alianças neste momento. Para ela, o cenário só ganhará contornos definidos em dois momentos chave:

  • 3 de Abril: Fim da janela partidária (prazo final para troca de partidos).
  • Julho: Realização das convenções partidárias, onde as chapas são oficialmente registradas.

Bastidores: O destino de Galvan

Enquanto Janaina consolida o MDB, Antônio Galvan já movimenta as peças para seu novo destino. Informações de bastidores apontam conversas avançadas com o PRD (Partido Renovação Democrática), o que pode fragmentar ainda mais os votos da direita no estado.

 VEJA TAMBÉM:A matemática cruel das urnas que ameaça veteranos em Mato Grosso

Gigantes do União e Republicanos entram em rota de colisão pela AL em Mato Grosso

 

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.