O servidor da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), Fillipe Salvaterra, conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Mundial de Karatê-Do Tradicional, disputado na cidade de Kranjska Gora, na Eslovênia, entre os dias 15 e 20 de novembro.
Essa foi a 21ª edição da competição, organizada pela Federação Internacional de Karatê Tradicional. Fillipe, que é engenheiro, competiu na categoria sénior, com atletas entre 22 e 45 anos, e subiu no topo do pódio nas duas modalidades que disputou: Equipe Masculino e Enbu Masculino.
“Eu acredito que minha participação foi bem satisfatória, bem como a de toda a equipe. Conseguimos apresentar o que foi solicitado nos treinamentos da seleção e o resultado foi apenas uma consequência”, avaliou o atleta. Ele lembra que o Brasil ficou na primeira colocação da classificação geral do campeonato, entre os mais de 20 países participantes.
Com 25 anos, o atleta falou que treina karatê três vezes por semana, mas nos meses que antecedem a competição passa a treinar todos os dias. “Especialmente para eventos internacionais, a seleção brasileira se reúne uma semana antes do evento para treinamentos conjuntos e fazermos os últimos ajustes. Nessas semanas temos três treinos por dia, dois pela manhã e um a tarde”.
Após os títulos mundiais, Filipe conta que seu foco agora está no campeonato panamericano de 2023, que ainda não tem data e locais confirmados.