Com o intuito de estimular a pesquisa e ciência a seus alunos, a Escola Estadual Militar Dom Pedro II — Presidente Médici realizou a inscrição de cinco trabalhos na XIV Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI), alcançando o aceite para todos os trabalhos, além de ter sido a única instituição em Mato Grosso a ter cinco projetos aceitos.
“A participação da Escola na XIV mostra estadual de Ciência, demonstra o comprometimento de nossos alunos, equipe pedagógica, do Corpo de Bombeiros, bem como da Secretaria de Estado de Educação, no que tange o processo de aprendizado de nossos alunos”, destacou o Diretor da Escola, Tenente Coronel BM Queiroz.
Os trabalhos aprovados pela comissão da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI) foram: Barreiras Ecológicas para Córregos de Parques Urbanos; Emprego do Biodigestor na Agricultura Familiar; Pixé — Alternativa Nutricional para a Merenda Escolar de Mato Grosso; Fertilizante Sustentável e Modelagem Matemática com Copos Descartáveis.
Para o TC BM Queiroz, o aceite aos trabalhos também é uma comprovação da competência do ensino da E.E.M. Dom Pedro II — Presidente Médici: “Entre as escolas do estado somos a única que conseguiu classificar cinco projetos, demonstrando que, com dedicação, respeito e muita disciplina podemos alcançar voos cada vez maiores”, ressaltou.
Os melhores projetos apresentados na MECTI concorrerão a bolsas de Iniciação Científica Junior (ICJ) ofertados pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (FAPEMAT), com duração de até 12 meses, smartphones, óculos de realidade virtual e indicação para participar da FEBRACE– Feira Brasileira de Ciências e Engenharia — USP/SP.
A apresentação dos trabalhos será entre os dias 18 a 20 de outubro na MECTI, que acontecerá nas dependências do SENAI — Cuiabá, aberta ao público, pelos estudantes: Luanna Vitoria Benicio de Oliveira; João Vitor de Melo Oliveira; Querem Vitoria dos Santos Silva; Maria Clara Vicente Lopes e Natally Ranielly Ferreira de Souza.