Onze servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) foram cedidos à Agência de Fomento de Mato Grosso (Desenvolve-MT), para reforçar o quadro de funcionários e agilizar a demanda de liberação de crédito aos micros e pequenos empreendedores do Estado.
Em 2020, na primeira etapa, vieram seis servidores e agora mais cinco para auxiliar principalmente o setor de crédito, sobretudo na verificação de documentos, conformidade de cadastro e elaboração de contrato até a liberação do crédito ao cliente.
Para a gerente de crédito da Desenvolve-MT, a contribuição dos servidores otimiza o trabalho, e agiliza os processos para que possam ser analisados e concluídos com celeridade. “Todos os servidores têm metas, e o setor acompanha diariamente as entregas”, explica Carian Tiago Cabral.
A parceria se dá por meio do termo de cooperação técnica entre as instituições e prevê a cessão dos servidores por doze meses, podendo ser renovado de acordo com a necessidade dos serviços.
Fábio César Pereira Júnior é um dos servidores cedidos. Ele estava há oito meses na Assembleia Legislativa e agora está no setor de crédito da agência trabalhando com cadastro de clientes. “Eu vim em busca de novos conhecimentos e para contribuir com o empreendedor e fomentar o Estado, é o que me motiva estar aqui”, conta o servidor.
Em um ano, as consultas por crédito na nova modalidade aumentaram em 314,59%. Mais de 760 operações, que somam cerca de R$20 milhões liberados em concessão de crédito.
A Desenvolve-MT retomou essa semana, as novas linhas de crédito para investimentos. O foco principal agora é a retomada da economia para incentivar as micro e pequenas empresas.