Polícia Federal pode suspender emissão de passaportes por falta de verba

A emissão de passaportes no Brasil enfrenta risco de interrupção devido à escassez de recursos orçamentários, segundo o Ministério da Justiça.

Fonte: CenárioMT

Polícia Federal pode suspender emissão de passaportes por falta de verba
Foto: Polícia Federal/ Divulgação

A Polícia Federal alertou para a possibilidade de interromper a emissão de passaportes ainda este ano, em função da limitação de verbas disponíveis.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) declarou que tem atuado de forma coordenada para garantir a continuidade do serviço, mantendo diálogo com a área econômica do governo para viabilizar os recursos necessários.

[Continua depois da Publicidade]

“A pasta acompanha de perto a situação orçamentária e mantém diálogo constante com a área econômica do Governo Federal para viabilizar os recursos necessários à manutenção do serviço,” afirma a nota oficial.

Esta não é a primeira vez que a emissão de passaportes enfrenta riscos de suspensão. Em 2017 e novamente em 2022, a PF precisou interromper o serviço devido à falta de verba.

O MJSP reforça que a emissão de passaportes é um serviço essencial, adotando todas as medidas para evitar qualquer interrupção no atendimento à população.

[Continua depois da Publicidade]

Em 2025, o custo para emissão de um passaporte comum é de R$ 257,25, podendo chegar a R$ 514,50 em situações especiais.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada. Envie sua sugestão para o e-mail [email protected]