Marco avança no STF com início de julgamento marcado para dezembro

O Supremo Tribunal Federal inicia em 5 de dezembro a análise das ações que tratam da validade do marco temporal para demarcação de terras indígenas.

Fonte: CenárioMT

Marco avança no STF com início de julgamento marcado para dezembro
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal marcou para 5 de dezembro o início do julgamento das ações que tratam do marco temporal para demarcação de terras indígenas.

A análise será realizada em sessão virtual do plenário, com votação eletrônica aberta até 15 de dezembro.

[Continua depois da Publicidade]

A data foi definida após o relator, ministro Gilmar Mendes, liberar os processos para apreciação.

Durante o julgamento, os ministros deverão se manifestar sobre o texto final aprovado pela comissão especial que avaliou uma proposta de alteração legislativa sobre o tema.

[Continua depois da Publicidade]

Marco temporal

Em setembro de 2023, o STF considerou inconstitucional a tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas.

Posteriormente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o projeto de lei que buscava restabelecer a tese, mas o Congresso Nacional derrubou o veto em dezembro de 2023.

Com isso, voltou a valer o entendimento de que indígenas só teriam direito às terras ocupadas em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição, ou àquelas em disputa judicial naquele período.

Após a derrubada do veto, partidos como PL, PP e Republicanos acionaram o STF para manter a validade da lei. Entidades indígenas e partidos governistas também recorreram ao Supremo para contestar novamente a constitucionalidade do marco temporal.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.