Dino determina investigação da PF sobre irregularidades em emendas Pix

Decisão do ministro do STF direciona novas apurações sobre falhas em repasses de emendas individuais, após auditoria da CGU apontar problemas graves.

Fonte: CenárioMT

Dino determina investigação da PF sobre irregularidades em emendas Pix
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, ordenou que a Polícia Federal abra uma nova investigação sobre possíveis irregularidades nos repasses de emendas individuais conhecidas como “emendas Pix”.

A determinação ocorreu após a Controladoria-Geral da União encaminhar ao Supremo um relatório de auditoria solicitado pelo próprio ministro, responsável pela ação que discute a transparência no uso desses recursos.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo a CGU, foram identificadas novas falhas em repasses destinados aos 20 municípios que mais receberam verbas em 2024, totalizando R$ 72,3 milhões.

Dino destacou que persistem problemas graves na fiscalização dos gastos, na prestação de contas e na contratação de serviços e bens financiados pelas emendas.

[Continua depois da Publicidade]

“Tais auditorias por amostragem parecem indicar a permanência de um quadro generalizado de ilegalidades, com grave afronta às decisões do STF em tema tão relevante quanto o uso de dezenas de bilhões de reais do Orçamento da União”, afirmou o ministro.

O ministro também determinou que a CGU apresente um plano de auditoria para 2026, incluindo o mapeamento das cinco regiões do país e a identificação de setores mais suscetíveis a desvios, como saúde e obras de asfaltamento.

Após a aposentadoria da ministra Rosa Weber, Dino assumiu a relatoria do caso. Em fevereiro, ele homologou um plano de trabalho que prevê a identificação dos parlamentares responsáveis pelas emendas e dos beneficiários das verbas, permitindo a retomada dos pagamentos que estavam suspensos por decisões anteriores do STF.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada. Envie suas sugestões para o email: [email protected]