Congresso fará sessão pelo Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher

Mulheres atendidas na Casa Abrigo do Distrito Federal: senadora Leila Barros é uma das autoras do pedido de realização da sessão solene

Fonte: CenárioMT com inf. Agência Senado

Elza Fiúza/ABr

O Congresso Nacional realizará sessão solene na próxima quinta-feira (25) para lembrar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher. A sessão será às 10h, de forma remota.

A iniciativa é das senadoras Leila Barros (Cidadania-DF), que comanda a Procuradoria Especial da Mulher do Senado, Simone Tebet (MDB-MS), líder da bancada feminina, e das deputadas Celina Leão (PP-DF), coordenadora da Secretaria da Mulher na Câmara, e Tereza Nelma (PSDB-AL), coordenadora-adjunta da Secretaria da Mulher. 

O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999 e é celebrado anualmente no dia 25 de novembro. A data faz homenagem às irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas por se oporem à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo na República Dominicana. A comemoração tem como objetivo alertar e erradicar os casos de violência contra as mulheres no mundo todo. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a definição de violência contra a mulher é todo ato de violência baseado no gênero que tem como resultado o dano físico, sexual e psicológico, incluindo ameaças, coerção e privação arbitrária da liberdade, seja na vida pública seja na vida privada.

Por Ana Paula Marques, com supervisão de Guilherme Oliveira

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .