Demissão de ex-chefe da Receita ligada ao caso das joias sauditas

A Controladoria-Geral da União formalizou o desligamento do ex-secretário da Receita Federal após processo disciplinar. A medida impede seu retorno ao serviço público por cinco anos.

Fonte: CenárioMT

Demissão de ex-chefe da Receita ligada ao caso das joias sauditas
Demissão de ex-chefe da Receita ligada ao caso das joias sauditas - Foto: Receita Federal/divulgação

O Diário Oficial da União publicou a demissão do ex-secretário da Receita Federal Julio Cesar Vieira Gomes, formalizando sua saída do serviço público após a conclusão de um processo disciplinar conduzido pela Controladoria-Geral da União. A decisão não teve motivação detalhada no comunicado oficial.

O procedimento foi instaurado depois de o ex-servidor ter se tornado conhecido por sua participação na tentativa de liberar joias sauditas destinadas ao então presidente Jair Bolsonaro, itens retidos pela fiscalização no Aeroporto de Guarulhos.

[Continua depois da Publicidade]

Durante a gestão Bolsonaro, Gomes foi acusado de pressionar servidores para autorizar a entrada das joias, que permaneciam sob controle aduaneiro. Com a medida administrativa, ele fica proibido de assumir cargos públicos por cinco anos.

Enquanto isso, segue em andamento o caso das joias no âmbito criminal. No ano passado, Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal, que apontou possíveis desvios avaliados em até R$ 6,8 milhões.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada. Envie sua sugestão para o e-mail [email protected]